Powered By Blogger

domingo, 8 de março de 2009

Código Florestal acirra ânimos de ministros e setores


Desde o fim de 2008 está em discussão no Congresso Nacional uma série de projetos para alterar o atual Código Florestal, que é de 1965. O assunto tem colocado ruralistas e ambientalistas em lados opostos. Os produtores querem reduzir a reserva legal preservada pelas propriedades privadas nos principais biomas dos atuais 80% para 50%, enquanto os ambientalistas lutam pela manutenção das restrições ao desmatamento nas propriedades da Amazônia.

O assunto tem sido motivo de trocas de farpas entre os ministros Reinhold Stephanes (Agricultura) e Carlos Minc (Meio Ambiente). A tensão entre as duas pastas irritou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que baixou uma espécie de lei de silêncio entre os seus ministros.

Antes do silêncio, um dos argumentos de Stephanes em defesa da redução da reserva legal foi de que a produção agrícola no país será inviabilizada se a mudança do Código Florestal seguir o desejo dos ambientalistas, principalmente os plantios em várzeas, encostas e topos de morro. Já Minc, que defende a manutenção da restrição, acusou seu colega de governo de estar sob a influência dos grandes produtores rurais.
*************************************
FONTE : Luiz de França - VEJA (http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/codigo-florestal-acirra-animos-ministros-setores-420305.shtml)

Nenhum comentário: