Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de março de 2009

Florianópolis participa do Hora do Planeta 2009

No dia 28 de março, às 20h30min, Florianópolis vai desligar as luzes de alguns de seus pontos turísticos por uma hora, como apelo simbólico contra o aquecimento global.

A cidade vai juntar-se a cerca de outras mil, em 80 países e 25 fusos horários, no ato simbólico Hora do Planeta 2009, organizado pela ONG ambientalista Worldwide Fund for Nature (WWF).

O chefe de Gabinete da prefeitura da capital catarinense, Adriano Zanotto, afirmou que as lâmpadas da Ponte Hercílio Luz e da Praça XV de Novembro serão apagadas durante a Hora do Planeta.

Zanotto disse que a prefeitura estuda apagar as luzes de outros pontos turísticos da Capital, como a Catedral, mas acredita que a Ponte Hercílio Luz, como símbolo do Estado, já chamará a atenção à causa.

— Queremos participar e conscientizar as pessoas sobre o aquecimento globlal. Apagando a ponte, estaremos contribuindo com a causa — destacou Zanotto.

A participação da poulação na Hora do Planeta é voluntária. Quem quiser aderir, basta apagar as lâmpadas de casa das 20h30min às 21h30min.

Segundo o Jornal do Almoço desta quarta-feira, Itajaí, no Litoral Norte, aderiu ao protesto. A cidade foi uma das mais atingidas pelas chuvas de novembro.

Em 2007, ano de criação da Hora do Planeta, as luzes foram desligadas apenas em Sydney, a mais populosa cidade da Austrália. No ano seguinte, o número de cidades participantes saltou para 371.

Esta é a primeira vez que o Brasil participa do ato. No Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes anunciou que desligará as luzes de monumentos cariocas como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o Parque do Flamengo e a orla de Copacabana, que terá a segurança reforçada pelas autoridades competentes. São Paulo, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, e Manaus são outras cidades brasileiras que participarão do movimento.

Os atores Camila Pitanga, Cynthia Howlett, Marcos Palmeira, Reynaldo Gianecchini, Victor Fasano, Luciano Huck, Fernanda Keller e Eduardo Moscovis e o músico Lulu Santos anunciaram seu apoio ao movimento. Todos os envolvidos trabalharam voluntariamente e não receberam por isso. A campanha de divulgação do evento no Brasil foi criada pela agência de publicidade DM9DDB, também parceira do WWF-Brasil.

Confira uma das peças publicitárias e a central de vídeos da Hora do Planeta.

Qualquer pessoa pode aderir ao movimento. Basta apagar as luzes de casa no dia e hora da ação. Quem quiser assinar o compromisso em nome do combate ao aquecimento global, pode se registrar no site www.horadoplaneta.org.br.

Segundo o diretor executivo da Hora do Planeta, Andy Ridley, o ato pode atingir 1 bilhão de pessoas que, ao desligarem as luzes na noite de 28 de março, estarão votando em prol de uma tomada de ação contra as mudanças climáticas.

Nenhum comentário: