Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Sessenta e cinco mil mudas para recuperar Dunas de Itaúnas

Por Redação do Iema –
O mês de setembro traz boas notícias para os turistas que passeiam pelas dunas do Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra, Unidade de Conservação (UC) gerenciada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Essas dunas – que atraem turistas de todo o país – passarão por um processo de recuperação e, uma das etapas, é o plantio de 65 mil mudas de espécies como Aroeira vermelha e Cajueiro nativo.
Para o próximo mês estão previstas atividades de mobilização, contratação de colaboradores e montagem de cerca quebra-vento. Em uma segunda etapa, já em outubro, as dunas receberão ações de combate às formigas, adubação e coveamento. A parte final acontece durante o mês de dezembro, quando haverá o plantio das mudas. O objetivo das ações é zelar pelo potencial turístico das dunas e o patrimônio histórico existente.
O Programa de Recuperação de Áreas Degradadas no parque faz parte de uma condicionante de licenciamento ambiental da Imetame, e tem por objetivo promover a revegetação das dunas, impedir seus avanços e movimentos, além de reduzir os impactos sobre a rodovia ES 010 e sobre as áreas alagadas.
Além da revitalização, haverá um trabalho de fiscalização e conscientização com a comunidade e usuários do parque. A intenção é alertar aos usuários do espaço sobre a importância de colaborar com o projeto, não danificando a cerca, não retirando e pisoteando as mudas e caminhando apenas nos locais indicados. (Iema/ #Envolverde)

Nenhum comentário: