Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Cinco filhotes de elefantes morreram em zoo devido a um vírus comum em cativeiro

04 de novembro de 2015 

(da Redação da ANDA)
Hari, à esquerda, antes de morrer no zoológico.(Foto: Mercury)
Hari, à esquerda, antes de morrer no zoológico.(Foto: Mercury)
A perda dos elefantes de três e de dois anos, respectivamente chamados de Hari Hi Way e Bala Hi Way, marca mais uma fatalidade no zoológico inglês, Chester Zoo. Cinco bebê elefantes morreram em um período de seis anos, de acordo com o Express.co.uk.
Os defensores de direitos animais disseram que o número é alarmante e pediram para o fim da reprodução de elefantes em cativeiro.
Já faz um tempo que defensores apontaram que o HerpesVirus (EEHV) que dá e elefantes filhotes foi identificado em todas as vítimas e é mais comum em elefantes que estão confinados em espaços pequenos.
Desde 1995, houveram mais de 50 mortes documentadas por causa do vírus ao na América do Norte e na Europa, a maioria envolvendo elefantes em cativeiro.
A morte de Hari Hi Way, um elefante asiático, veio apenas seis semanas depois da morte da fêmea Bala Hi Way.
Antes disso, morreram os bebês elefantes Raman, Jamilah e Nayan Hi Way, todos tinham entre dois e três anos.
Chris Draper, da Fundação Born Free, disse: “O vírus que matou esses elefantes é predominantemente encontrado no cativeiro. Ele é conhecido por ser fatal. Se você continuar reproduzindo elefantes, há um risco grande deles morrerem entre as idades de dois a cinco anos.
Não importa se o vírus pode ser encontrado na natureza. Mas mesmo se for o caso, o impacto parece ser muito maior no cativeiro.”
Nota da Redação: Zoológicos e outros locais que aprisionam animais devem ser completamente extintos. Casos como esse servem para alertar a população mundial sobre a injustiça e crueldade escondida atrás de zoológicos e outros locais que mantém animais em cativeiro apenas para divertimento humano. É preciso clarear a consciência para entender e respeitar os direitos animais. Eles não são objetos para serem expostos e servirem ao prazer de seres humanos. As pessoas podem obter alguns minutos de entretenimento, mas para eles é uma vida inteira de exploração e abusos condenados pelo egoísmo humano.

Nenhum comentário: