Desenvolvimento sustentável Sistema de gestão ambiental dá exemplos de boas práticas cotidianas a alunos
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Reduzir o consumo de água e de energia, evitar desperdícios de itens como copos de plástico e separar o lixo se tornam procedimentos padrão nas unidades do Colégio Positivo, Curso Positivo, Universidade Positivo e Centro Tecnológico, que acabam de conquistar a certificação ambiental ISO 14.001
Curitiba, 2014 – Minimizar os impactos de suas atividades sobre o meio ambiente é atualmente uma preocupação das empresas nos mais diversos setores. O Grupo Positivo, que já contava com um consistente Sistema de Gestão Ambiental certificado com a norma ISO 14.001 na Posigraf e na Positivo Informática, deu um passo que promete ter resultados ainda mais abrangentes a longo prazo: a implementação do SGA em suas unidades educacionais que, além dos resultados diretos da redução de consumo de água e energia e da gestão eficiente de resíduos, também ensina e sensibiliza crianças e jovens, dando o exemplo de boas práticas para a conservação ambiental dentro da escola.
O Sistema de Gestão Ambiental é hoje uma realidade em quatro unidades do Colégio Positivo, em duas unidades do Curso Positivo, na Universidade Positivo e no Centro Tecnológico (unidades Batel e Ecoville). Todo o processo levou cerca de dois anos e foi orientado por uma consultoria especializada e pelo Instituto Positivo, sendo aplicado por comitês gestores do SGA criados em cada unidade.
No Colégio Positivo, o SGA já rende resultados expressivos. Desde 2011, o consumo de água teve uma redução de 22% por pessoa e também houve uma diminuição do uso e a reciclagem de papel, plástico, vidro e metal, além do correto manejo e descarte de não recicláveis e conteúdos contaminantes, por conta da mudança no comportamento de toda a comunidade escolar.
“É comum ver alunos, professores e funcionários administrativos utilizando garrafinhas e canecas. A separação de resíduos no momento da geração, com o descarte correto nas lixeiras próprias para materiais recicláveis e não recicláveis, tornou-se procedimento padrão, e o compromisso em usar menos energia, aproveitando a iluminação natural, e menos água, com banhos curtos após as aulas na piscina, por exemplo, passou a ser rotina”, comenta Eliziane Gorniak, diretora do Instituto Positivo.
Segundo Eliziane, o Sistema de Gestão Ambiental é comum no setor industrial, mas não se conhecem muitos casos de escolas e universidades que tenham adotado o SGA. “A implementação nas unidades educacionais foi uma decisão ousada, e após dois anos é uma realidade. Neste processo, ganhamos expertise para avaliar e gerir impactos ambientais do ensino infantil ao superior, e isso permite que professores e alunos assumam práticas mais efetivas”, diz ela.
Para o diretor-geral do Colégio Positivo, professor Celso Hartmann, o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) tem um alcance que vai muito além das quatro unidades da instituição. “Como educadores, temos o compromisso de ensinar pelo exemplo. Ao implantar o SGA no Colégio Positivo, não apenas estamos avaliando, gerindo e reduzindo os impactos ambientais de nossas ações, como também estamos formando cidadãos comprometidos com o mundo em que vivem e que multiplicam o respeito à conservação do meio ambiente em suas casas e demais lugares de convivência e, futuramente, também em seus locais de trabalho”, afirma.
Os alunos, por sua vez, se mostram receptivos aos novos hábitos. “Quando eu vou ao banheiro, não deixo a torneira ligada. Além disso, depois de beber ou comer algo, se tiver papel, nunca jogo no chão, mas no lixo. Eu aprendi também que o que não é reciclável vai para o lixo cinza e que aqueles canudinhos de suco vão para o lixo reciclável”, ensina o aluno Pedro Henrique Furguim, de apenas 7 anos, integrante da turma 1M01 do Colégio Positivo – Jardim Ambiental. Sua colega de turma, Mariah Fernanda Vianna, também dá exemplo. “Eu separo o lixo certinho e não desperdiço água. Eu e meus amigos seguimos todas as instruções dadas pelos professores para preservar o meio ambiente”, conta.
A primeira etapa da implantação do Sistema de Gestão Ambiental foi a de analisar as práticas ambientais das unidades e suas características, mapeando os impactos das atividades desenvolvidas. Com base nos dados estudados, estabeleceu-se um plano de ação. A segunda fase foi a de execução do plano, o que, na prática, representou, por exemplo, investimento em infraestrutura. Além disso, houve o alinhamento de diversos processos, padronização das lixeiras da coleta seletiva e destinação adequada dos resíduos, melhoria no manejo e armazenamento de produtos químicos e redução dos impactos ambientais na execução de reformas e obras, entre outros aprimoramentos na gestão ambiental.
“No processo de gestão de resíduos, por exemplo, foi preciso buscar fornecedores especializados, adequar as centrais que recebem esses materiais, adquirir novas lixeiras, capacitar os colaboradores sobre segurança no manejo e sobre a correta destinação de cada tipo de resíduo e sensibilizar todos aqueles que circulam na escola para os que destinem corretamente”, explica a diretora do Instituto Positivo.
Os novos procedimentos foram registrados e continuamente repassados à comunidade escolar, por meio de uma série de treinamentos, realizados ao longo de 2013. Outras ações foram a adoção de um processo mais rigoroso de homologação dos fornecedores de produtos ou serviços que impactam o meio ambiente, e a implantação de um plano de emergência, englobando brigadas de incêndio e de acidentes ambientais.
Depois de outras etapas comuns ao processo, como a de agir e checar, e após a implantação do Sistema de Gestão Ambiental, foi feita uma avaliação externa. “Seguimos rigorosamente todos os processos para validar se os procedimentos adotados estavam seguindo padrões reconhecidos internacionalmente, por meio da norma ISO 14.001. Com a adesão à ISO 14.001 poderemos acompanhar as evoluções de melhoria, que são revisadas continuamente”, explica Eliziane.
De acordo com a diretora do Instituto Positivo, a partir da adequação da infraestrutura e dos processos internos os professores passarão a trabalhar os temas vinculados a gestão ambiental em sala de aula. “O Grupo Positivo nasceu de um movimento de professores, e mesmo após a diversificação dos negócios, a sua vocação educacional se mantém e orienta suas decisões estratégicas”, conclui.
Além das unidades educacionais, a Administração Central do Grupo Positivo, em Curitiba (PR), também implementou o SGA e está certificada na norma ISO 14.001. O empenho do Grupo Positivo em questões ambientais pode ser confirmado também em seu programa de conservação de uma área de mata de Araucária, a Mata do Uru, e na construção do Colégio Internacional no padrão greenbuilding.
Conquistas dos últimos dois anos que levaram à certificação
·         redução no consumo de água
·         redução no uso de energia elétrica
·         redução dos copos plásticos em todas as unidades (engajamento da comunidade escolar)
·         fornecedores e prestadores de serviços engajados no processo
·         colaboradores como participantes ativos do SGA
·         Procedimentos padrão: todos praticam a separação de resíduos no momento da geração, com o descarte correto nas lixeiras próprias para materiais recicláveis e não recicláveis; compromissos de reduzir energia, aproveitando a iluminação natural, e de minimizar o consumo da água, com banhos curtos após as aulas na piscina, por exemplo, passaram a ser rotina.
SOBRE O GRUPO POSITIVO – Fundado em 1972 na cidade de Curitiba (PR), o Grupo Positivo é reconhecido como uma das maiores e melhores instituições educacionais do País e a maior corporação do segmento de Educação e Tecnologia no Brasil. Com mais de 9 mil colaboradores, o Grupo Positivo congrega empresas em cinco áreas Ensino, Soluções Educacionais, Cultura, Tecnologia e Gráfica. Na área educacional, atende em sala de aula quase 10 milhões de alunos desde a Educação Infantil à Educação Superior com seus produtos e serviços educacionais. Conta com escolas próprias, teatro, e uma universidade, além de uma rede de escolas públicas e privadas conveniadas a seus sistemas de ensino criados a partir de uma metodologia do Grupo Positivo. Possui uma editora, que tem no portfólio o Dicionário Aurélio, conta com uma das maiores gráficas do Brasil e se consolida na área tecnológica, com a produção de computadores, tablets, smartphones, softwares e soluções educacionais para o mercado corporativo e de varejo nacional e internacional. Possui portais com conteúdos educacional adotados por instituições públicas e particulares da Educação Infantil à Educação Superior. Em 2012 criou o Instituto Positivo (IP) com o propósito de potencializar as ações de responsabilidade social das suas empresas e unidades educacionais. Sua missão é contribuir para a transformação social das comunidades em que o Positivo está inserido, por meio da conexão de pessoas, talentos e conhecimentos, atuando em duas frentes distintas: Responsabilidade Social e Investimento Social Privado. (Na internetwww.positivo.com.br).
(Grupo Positivo)