Powered By Blogger

segunda-feira, 9 de outubro de 2017




Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Agrotóxicos, Água, Amazônia, Biodiversidade, Energia, Livros, Mudanças Climáticas, Povos Indígenas, Política Socioambiental
Ano 17
09/10/2017

 

Energia

 
  O governo vai editar uma Medida Provisória para estender o prazo de concessão de 615 usinas em todo o País. O objetivo é compensá-las por prejuízos acumulados em razão de subsídios concedidos às hidrelétricas de Belo Monte, no Pará, e Jirau e Santo Antônio, em Rondônia. O texto deve sair nos próximos dias. A extensão de cada contrato deve levar em conta o tamanho do rombo financeiro que foi ocasionado por vantagens concedidas exclusivamente às três usinas amazônicas nos últimos cinco anos, uma conta estimada em R$ 8,6 bilhões pela Abragel. A origem do problema está em uma das várias benesses que foram criadas pelo governo para ter sucesso no leilão das três usinas - OESP, 8/10, Economia, p.B5.
  
 

Transposição do São Francisco

 
  A depredação de um canteiro de obras do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco, na última sexta-feira, em Salgueiro, no sertão pernambucano, levou o governo federal a criticar a empreiteira Mendes Júnior, que não teria pago dívidas no comércio da região. Em nota divulgada ontem, o Ministério da Integração Nacional afirmou que há "suspeitas" de que o grupo de pessoas que invadiu e promoveu um quebra-quebra nas instalações do projeto era formado por credores da empresa, afastada da obra depois de ser considerada inidônea pela Controladoria-Geral da União - OESP, 9/10, Economia, p.B8.
  
 

Amazônia

 
  O astronauta americano Chris Cassidy se une aos pesquisadores brasileiros Osvaldo Stella e Paulo Moutinho, do IPAM, e faz jornada de 1.100km, que cruza a floresta em 20 dias em meio a belezas naturais e degradação provocada por ação do homem. Realizada em setembro, a viagem começou em Itaituba, no Pará, e terminou em Humaitá, no Amazonas - O Globo, 8/10, Esportes, p.33.
  
 

Mudanças Climáticas

 
  O ex-presidente dos EUA e prêmio Nobel da Paz, Barack Obama, disse sexta-feira (6), em Córdoba, na Argentina, que "apesar de a nova administração em Washington ter uma ideia diferente sobre a mudança climática", os Estados Unidos já se conscientizaram de que é necessário tomar medidas para evitar as consequências desse fenômeno. "Nossas empresas, nossas universidades, nossos jovens já pensam diferente. Portanto tomar atitudes para usar a energia de modo mais inteligente, utilizar mais a energia solar, cortar desperdícios dependem de todos, e nesse caso importa pouco o que um governante diga" - FSP, 7/10, Mundo, p.A15.
  
 

Livros

 
  Fruto de pesquisa e intercâmbio de conhecimentos em etnobotânica entre povos indígenas da região do Alto Rio Negro, no Amazonas, e instituições de pesquisa brasileiras e inglesas, o Manual de Etnobotânica (Plantas, Artefatos e Conhecimentos Indígenas) será lançado pelo Instituto Socioambiental (ISA) e demais parceiros do Brasil e da Inglaterra na próxima terça-feira, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro - A Crítica, 7/10.
  
 

Política Socioambiental

 
  A produção de bens e serviços no Brasil deve caminhar rumo a uma era menos poluída e menos dependente de combustíveis fósseis. Essa transição passa por uma reestruturação tributária capaz de incentivar práticas econômicas sustentáveis sem a criação de novas taxas, mostra debate promovido pela Folha - FSP, 7/10, Caderno Especial, p.1 a 10.
  "O Brasil pode ter uma matriz energética limpa a custo menor do que qualquer outra economia relevante do planeta. Faz sentido um país continental transportar carga em caminhões a diesel?Temos a maior biodiversidade do planeta se soubermos proteger nossos biomas, o que será uma riqueza extraordinária. Temos espaço e condições de, sem desmatar um centímetro, oferecer alimentos a baixo carbono para todo o mundo. E temos a chance de sermos os primeiros a encontrar formas de desenvolvimento sustentável para as florestas tropicais. Mudanças climáticas estão no centro das possibilidades de desenvolvimento do Brasil. Mas depende de trabalho, planejamento e conhecimento", artigo de Sérgio Besserman Vianna - O Globo, 8/10, Opinião, p.19.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: