Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de outubro de 2017


Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA


HOJE:
Agrotóxicos, Áreas Protegidas, Bacia do Xingu, Biodiversidade, Energia, Mineração, Pobreza, Povos Indígenas, Ribeirinhos, Trabalho Escravo
Ano 17
27/10/2017


Direto do ISA



Indígenas e ribeirinhos firmam aliança em defesa do Xingu

No 3º Encontro Xingu + Diversidade Socioambiental no coração do Brasil, cem lideranças xinguanas e seus parceiros debateram em Brasília os desafios e estratégias para o futuro - Direto do ISA, 26/10.

Fique sabendo o que aconteceu entre 20 e 26 de outubro

Aumento de gases de efeito estufa no Brasil, índios pataxó assassinados (BA), operação contra garimpo na TI Kayapó (PA), incêndio criminoso no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) e outras notícias - Blog do Monitoramento, 26/10.

 


Povos Indígenas



População indígena do Mato Grosso do Sul é a terceira mais contaminada por agrotóxicos no país

A população indígena do Mato Grosso do Sul é a terceira do país mais contaminada por agrotóxicos, segundo o atlas “Geografia do Uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia”, da pesquisadora Larissa Mies Bombardi, professora de Geografia Agrária da USP. A pesquisa, que será lançada em novembro, aponta que 12 índios foram contaminados por agrotóxicos em Mato Grosso​ do Sul entre 2007 e 2014. O estado com o maior número de casos de contaminação por agrotóxicos na população indígena brasileira é Santa Catarina, com 27 registros, seguido do Paraná, com 17. Em quarto lugar vem Minas Gerais (7), Espírito Santo (4) e Bahia (1) - Amazõnia Real, 26/10.

 


Mudanças Climáticas



CoP-23 busca avaliar progresso nas metas climáticas

A próxima rodada de negociações climáticas começa em Bonn, na Alemanha, em 6 de novembro. A CoP-23 tem tarefas técnicas a cumprir e um pano de fundo político importante - será a primeira conferência depois do anúncio do presidente Donald Trump de que os Estados Unidos sairá do Acordo de Paris. A CoP-23 deve fechar o "Livro de Regras" de tudo o que foi acertado no Acordo de Paris, mas tem que ser regulamentado antes da próxima conferência do clima, em 2018, tais como: regras de contabilidade, avaliação de desempenho dos países em suas metas climáticas, mecanismos de transparência e mercado de carbono - Valor Econômico, 27/10, Internacional, p.A11.

 


Áreas Protegidas



Brigada do fogo

Voluntários e bombeiros se unem no combate ao incêndio que consideram criminoso na Chapada dos Veadeiros (GO). Até a última atualização, de terça (24), 64 mil hectares (de um total de 240 mil hectares) já tinham sido queimados. "A pessoa que colocou fogo sabia o que estava fazendo, colocou em uma área do parque onde não estávamos atuando, na direção do vento, para que espalhasse rápido", afirma Christian Berlink, do ICMBio. Ele diz que a única causa natural possível para as chamas seriam raios, o que não acontece na época da seca. A tese de incêndio criminoso é corroborada pelos moradores que combateram o fogo - FSP, 27/10, Cotidiano, p.B6.

 


Geral



Gargalo elétrico

"Entra governo, sai governo, tem faltado planejamento no setor elétrico. No final do ano passado, o governo Temer cancelou um leilão de eólica e solar, dizendo que havia sobra de energia no sistema e este ano marcou para dezembro um leilão de energia a carvão, a mais poluente. Agora, a Aneel elevou em 43% a sobretaxa na conta de luz, e o medo do apagão voltou a rondar o país", artigo de Míriam Leitão - O Globo, 27/10, Economia, p.20.

Escravidão, hoje

"A portaria do governo brasileiro que pretende redefinir o conceito e a teoria da escravidão, para atenuar a justa e necessária fiscalização e repressão ao escravismo entre nós, fere a Constituição, as leis e as convenções internacionais de que o país é signatário. A mudança nas regras interdita a ação dos fiscais do trabalho, protege quem escraviza, anula direitos das vítimas e não premia os empregadores que cumprem as leis. Sobretudo quem reconhece que a emancipação dos seres humanos de qualquer forma de sujeição liberta a todos e não só quem padece a degradação do cativeiro", artigo de José de Souza Martins - Valor Econômico, 27/10, EU & Fim de Semana, p.3.

 

Nenhum comentário: