Powered By Blogger

sexta-feira, 9 de junho de 2017




Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Amazônia, Energia, Extrativistas, Mudanças Climáticas, Oceanos, Povos, Transgênicos, Política Socioambiental
Ano 17
09/06/2017

 

Direto do ISA

 
  Ribeirinhos, indígenas e parceiros se unem para discutir produção e gestão integrada de suas terras durante a IV Semana do Extrativismo da Terra do Meio Direto do ISA, 9/6.
  Comunicado conjunto questiona relatório da CPI da Funai e propostas de modificação do licenciamento ambiental Direto do ISA, 8/6.
  
 

Política Socioambiental

 
  "Dobradinha entre o governo Temer e a bancada ruralista está fazendo com que uma série de projetos extremamente danosos ao meio ambiente avance em ritmo acelerado. Encabeçam a lista de atentados contra o meio ambiente e direitos sociais as tentativas de enfraquecimento das regras de licenciamento ambiental e dos dispositivos de proteção das florestas e seus habitantes, como a eliminação ou diminuição de unidades de conservação e o ataque aos direitos indígenas e seus territórios. Em comum, Trump e Temer usam o meio ambiente como moeda barata de troca para favorecer grupos de interesses econômicos e pagar dívidas políticas. Desta forma, mesmo sem anúncio formal, estamos também nos afastando do cumprimento dos compromissos de clima assumidos em Paris", artigo de Marcio Astrini O Globo, 9/6, Opinião, p.15.
  
 

Mudanças Climáticas

 
  A emissão de gases de efeito estufa no estado do Rio aumentou 40% em dez anos, segundo um inventário divulgado ontem pelo Centro Clima, coordenado pela Coppe-UFRJ. O levantamento considerou a liberação de poluentes entre 2005 e 2015. O consumo de energia quase dobrou - passou de 38,9 mil para 70,2 mil gigagramas de CO2, especialmente nos setores públicos, comerciais, de transporte e indústria. Um decreto de setembro de 2011 instituiu a Política Estadual sobre Mudança Global do Clima e Desenvolvimento Sustentável, que prevê compromissos para a redução de emissões de gases de efeito estufa. Por enquanto, a indústria ainda não conta com metas estabelecidas. Outros setores, porém, já têm um cálculo estabelecido, e estão cada vez mais longe de obedecê-lo O Globo, 9/6, Sociedade, p.26.
  "No início de maio (7/5) o Estado reproduziu artigo do jornal The New York Times com a informação de que mais de 53 mil quilômetros de estradas mais ao norte do Canadá estão 'congelando mais tarde e derretendo mais cedo', a economia local já está 'ameaçada', pois terá de mudar sistemas de transporte. E completou: 'As autoridades canadenses afirmam que o aquecimento global está causando uma série de problemas, do derretimento do gelo nos oceanos à diminuição do permafrost nos territórios do noroeste', que 'está aquecendo de quatro a cinco vezes mais rápido do que a média global'. Numa hora destas, de possibilidades drásticas, não se deveria cogitar de romper com o Acordo do Clima", artigo de Washington Novaes OESP, 9/5, Espaço Aberto, p.A2.
  
 

Transgênicos

 
  CNTBio aprovou o uso comercial para primeira cana-de-açúcar geneticamente modificada do mundo. A variedade é resistente a praga e a expectativa é melhorar a produtividade. A liberação abrange a cana sob ponto de vista ambiental e de segurança humana e animal, o que significa que o açúcar produzido a partir dela é seguro. Para ser colocada no mercado, ainda é necessário o aval do CNBS (Conselho Nacional de Biossegurança), que analisará os impactos socioeconômicos da liberação FSP, 9/6, Mercado, p.A24.
  Após o sucesso em Piracicaba (SP) com seus mosquitos Aedes aegypti transgênicos, a Oxitec deve estabelecer parcerias com outras prefeituras. Algumas das prováveis cidades são a mineira Juiz de Fora e Búzios, na região dos lagos, no Rio. O presidente da Oxitec no país, Jorge Espanha, também diz ter sido procurado por cidades pernambucanas. Como o mosquito ainda não pode ser comercializado -já que não tem o aval da Anvisa para este fim-, a soltura dos Aedes se dá na forma de uma espécie de projeto de pesquisa de parceria entre as prefeituras e a empresa FSP, 9/6, Ciência, p.B7.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: