Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Cerca de 12 focas do Lago Baikal, na Rússia, são assassinadas


04 de novembro de 2015 

(da Redação da ANDA)
Mais de uma dúzia de focas é assassinada por uma pessoa e despejadas ao lado de um rio perto da cidade russa. (Foto: Vesti.Irkutsk)
“O ofensor tem que ser punido por isso. Isto é um assassinato, um verdadeiro assassinato.” (Foto: Vesti.Irkutsk)
Mais de uma dúzia de focas foi assassinada por uma pessoa e despejadas ao lado do Lago Baikal, na Sibéria.
De acordo com uma matéria do Siberian Times, um cidadão chocado avistou as focas mortas, algumas tinham levado um tiro. No momento, a Rússia debate o direito de assassinar os animais que são endêmicos do lago mais velho e profundo do mundo.
As cenas perturbadoras levaram à criação de uma petição para o presidente Vladimir Putin e para outros oficiais do governo pedindo que as focas sejam protegidas. “Elas foram assassinadas e largadas aqui. Como que alguém pode matar esses animais?” Perguntou Matvey, que mandou o vídeo dos animais assassinados para a agência de notícias Vesti.Irkutsk.
Ele exigiu: “O ofensor tem que ser punido por isso. Isto é um assassinato, um verdadeiro massacre.”
No momento, há leis rígidas que banem a caça de focas Baikal, mas existem pescadores que alegam que a população crescente dos animais é perigosa para os peixes que vivem no lago que é maior do que a Bélgica. Um cientista e senador no Parlamento russo pediu que 7000 focas sejam assassinadas neste ano para controlar a população. O objetivo é fazer com que a indústria da pesca local cresça.
A polícia na cena encontrou evidências de um massacre, que aconteceu na semana anterior. Eles abriram uma investigação. Investigadores dos direitos animais dizem que o assassinato nessas fotos não é único e que mais de 15.000 focas são assassinadas todos os anos.
. Investigadores dos direitos animais dizem que o assassinato nessas fotos não é único e que mais de 15.000 focas são assassinadas todos os anos. (Foto: Vesti.Irkutsk)
Investigadores dos direitos animais dizem que o assassinato nessas fotos não é único e que mais de 15.000 focas são assassinadas todos os anos. (Foto: Vesti.Irkutsk)
“A foca Baikal é o único mamífero que vive nas águas do Lago Baikal. Esse animal lindo habita quase toda a área do lago e come peixe” diz a petição. “O principal local em que elas vivem são as Ilhas de Ushkaniye, onde tem muita comida, pedras confortáveis para elas relaxarem e, mais importante, quase não tem pessoas lá. Os inimigos naturais das focas são os caçadores.”
Alexander Savin, um ativista por traz da petição disse: “Todos nós sabemos que a foca é o símbolo do Lago Baikal, é um animal sagrado, como é o lago também. Mas algumas pessoas não entendem isso e matam as focas, justificando isso pelo fato de que os mamíferos reduzem a população de peixes do Lago Baikal. Mas você tem que admitir que isso é normal, é a seleção natural e a população de peixes abaixa principalmente por causa de caçadores e da poluição da água.

Nenhum comentário: