Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Consciência ambiental

 Colle trabalha com produtores rurais, buscando diminuir o impacto da produção alimentar na natureza<br /><b>Crédito: </b>  cristiano estrela
Colle trabalha com produtores rurais, buscando diminuir o impacto da produção alimentar na natureza
Crédito: cristiano estrela

O engenheiro agrônomo Célio Alberto Colle, de 45 anos, é funcionário da Emater, trabalha buscando o equilíbrio entre a produção alimentar e o baixo impacto ambiental. Atualmente, ele é responsável pelo Projeto RS Biodiversidade e orienta os produtores familiares rurais a fazerem o manejo do gado em sua propriedade de forma que o terreno seja usado em rodízio de lotes. "Assim, dá tempo para o Bioma Pampa recuperar os pequenos lotes de terra", explica o engenheiro agrônomo.

Colle diz que sua preocupação com a conservação do meio ambiente e melhor uso da terra vem do tempo em que era técnico agrícola, função que desempenhou durante quatro anos. "O meu desafio era desenvolver alimentos e minimizar o impacto ambiental. Na faculdade, eu já tinha a preocupação com a ecologia e a sustentabilidade ambiental", revela.

Ele lembra que o Rio Grande do Sul é um estado produtor e que exporta muitas commodities agrícola e carnes. "Os produtores precisam se preocupar com as certificações dos seus produtos, sejam eles grão ou carne, pois estarão mais valorizados no mercado internacional. O consumidor europeu quer saber se está comendo uma carne ''verde'', que foi desenvolvida sem causar danos ambientais", completa.

************************

FONTE : CORREIO DO POVO, http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=117&Numero=261&Caderno=8&Noticia=434213

Nenhum comentário: