Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de maio de 2009

REVISTA "TERRA DA GENTE" : 5 anos !


Edição foca a biodiversidade brasileira e lembra que pelo menos 150 espécies nativas de flora e fauna já foram destaque na revista. A reportagem de capa mostra como a desinformação ajuda a roubar de nossos ecossistemas 38 milhões de animais por ano.

Cinco anos de vida, 61 edições com uma verdadeira coleção sobre as características e o estado de conservação de pelo menos 150 espécies da flora e fauna brasileiras. Eis um pequeno balanço da revista Terra da Gente desde seu primeiro número, em 2004. Nascida de um programa homônimo de televisão que surgiu há 12 anos e faz sucesso no Brasil e no Exterior pela Globo Internacional, a revista comemora também sua condição de referência para o ensino de ciências, biodiversidade e meio ambiente nas boas escolas brasileiras – do Ensino Fundamental a Universidade −, e a marca de 25 mil exemplares/mês. O aniversário ensejou a produção de uma edição duplamente especial, já que no próximo dia 22 comemora-se o Dia Mundial da Biodiversidade.

Na capa, Terra da Gente traz o papagaio de cara roxa, espécie que é alvo comum da ação de traficantes de animais. A matéria Não compre, da repórter Maura Campanili (página 38), salienta que só uma mudança radical de atitude por parte da população pode acabar com o tráfico de animais silvestres. Com base em números da ONG Renctas – Rede Nacional Contra o Tráfico de Animais Silvestres −, a revista enfatiza que esse comércio movimenta cerca de US$ 20 bilhões anuais e faz com que 38 milhões de animais silvestres sejam roubados, a cada ano, dos ecossistemas brasileiros.

Logo depois, na página 49, o repórter Marcos Correia conta como é difícil o caminho de volta dos animais à natureza, quando recuperados pelas autoridades em ações de combate ao tráfico. A reportagem é ilustrada pela impressionante imagem de uma arara-canindé com a cabeça pelada − resultado de estresse causado pelo cativeiro − e alerta para a crueldade da violência cometida contra espécies silvestres. Ouvida pela revista, a ONG Bichos da Mata diz que só consegue recuperar em torno de 60% dos animais que recebe. A entidade presidida pelo ambientalista Valdomiro Livenko cuida atualmente de mais de 700 aves.

A editora executiva Liana John assina a matéria de 12 páginas Mais e Melhores da Biodiversidade Nativa, centrada na fauna. “Não temos os maiores animais do mundo, mas aqui é a casa de algumas das espécies mais habilidosas, mais eficientes, mais interessantes e mais simpáticas do Planeta”, resume a jornalista. Quer saber quais são? Leia Terra da Gente 61 e delicie-se com a preguiça-de-coleira, a capivara, a onça-parda, pererecas, lagartos, o misterioso olingo e muito mais.

O diretor editorial, Ciro Porto, escolheu para a seção Observador (página 36) o perfil do mais veloz pássaro do mundo: o falcão-peregrino, capaz de atingir velocidades de até 320 quilômetros por hora!

E você já ouviu falar de Margaret Mee? Pois confira na edição de maio de Terra da Gente por que o Brasil tem centenas de motivos para comemorar o centenário de nascimento dessa artista britânica, que morreu em 1988 e foi uma persistente defensora da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica. Suas ilustrações botânicas tornaram a flora brasileira conhecida no Exterior e ainda hoje inspiram artistas brasileiros a trilhar o mesmo caminho. Os 100 anos de Margaret Mee estão na página 56, no texto assinado pelo editor Luiz Figueiredo.

Na página 65, Fernando Kassab brinda o leitor com uma receita exclusiva do famoso doce ‘bem-casados’, que ele chamou de ‘bem-casados Terra da Gente’ por uma razão especial: sua receita tem como principal ingrediente a baga ou vagem de baunilha, um fruto encontrado nas orquídeas de caule longo e flores claras do gênero Vanilla.

Mudando de doce para peixe, a editora Maraísa Ribeiro traça um perfil do dourado na reportagem Sua Majestade, o Dourado (página 68). Ela retrata o maior predador de escamas da Bacia do Prata, que é também um dos maiores migradores. E revela ainda que, hoje, os maiores exemplares desse peixe se concentram na fronteira da Argentina com o Paraguai.
***************************************
FONTE : http://www.terradagente.com.br

Nenhum comentário: