Powered By Blogger

segunda-feira, 4 de maio de 2009

O ÁRTICO ESTÁ DERRETENDO !!!


FOTO : Expedição ao mar de Laptev descobriu que o Ártico produziu muito menos gelo do que no inverno passado
*********************************************************
Recente estudo realizado por um grupo de cientistas em um dos mares do Ártico, no Pólo Norte, indicam que a mudança climática pode ter conseqüências ainda mais nocivas do que se imaginava na região. Segundo os pesquisadores do Instituto Leibniz de Ciências Marinhas de Kiel (Alemanha), a diminuição do gelo registrada na zona é tão alarmante que, provavelmente, daqui a dez ou 15 anos um navio poderá atravessar o Pólo Norte durante o verão - a estimativa inicial era que isso ocorresse 2050. As informações são do jornal espanhol El Mundo.

As análises foram feitas em uma expedição que durou seis semanas no mar de Laptev, um dos mares do oceano Ártico, próximo à costa da Sibéria Oriental. As observações identificaram que a "fábrica de geleiras" de alto rendimento que existe no local produziu muito menos gelo para o Ártico no inverno passado, explicou a diretora da equipe, Heidemarie Kassens.

Além disso, os efeitos negativos também poderão atingir as espécies árticas de plâncton, que devem ser substituídas por outras vindas do Atlântico. "As camadas de gelo marinhas estão diminuindo muito mais rápido que o estimado", garantiu Kassens.

A equipe também observou na viagem que as casas na Sibéria possuem cada vez mais fissuras e correm risco de desabamento, já que o terreno congelado está se derretendo. Uwe Döring, secretário de Justiça do Estado alemão de Schleswig-Holstein, que também participou da missão, comentou que a "variação climática já é irreversível e o mais agoniante é a velocidade com que está se produzindo".
*****************************
FONTE : EFE/Terra

Nenhum comentário: