Powered By Blogger

terça-feira, 23 de janeiro de 2018




Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA


HOJE:
Agricultura, Água, Amazônia, Biodiversidade, Mineração, Mudanças Climáticas, Povos Indígenas, Quilombolas, Resíduos Sólidos
Ano 17
22/01/2018


Amazônia



Papa critica escravidão na Amazônia

O papa Francisco denunciou [na última sexta-feira (19/1)] a "escravidão" na Amazônia, durante encontro com fiéis na cidade de Puerto Maldonado, no sudeste do Peru. Em sua fala, o pontífice criticou a violência contra as mulheres e as "profundas feridas" na floresta, afirmando que os povo da selva e o ecossitema local nunca estiveram tão ameaçados quanto agora - OESP, 19/1, Internacional, p.A11; O Globo, 20/1, Sociedade, p.26

 


Mudanças Climáticas



Ambiente é destaque em Davos, mas bichos que sofrem dominam as redes

"São eles, os ricos, que estão dizendo: a questão ambiental domina o panorama dos riscos globais. A mudança climática, fruto do aquecimento global turbinado pela humanidade, é a segunda tendência mais preocupante, depois da disparidade de renda e riqueza combinada com a crescente polarização das sociedades", artigo de Marcelo Leite - FSP, 21/1, Ciência, p.B8.

Mudança do clima pode levar à depressão

Incêndios florestais, tempestades extremas e outros grandes eventos climáticos podem influenciar negativamente a saúde de quem não é diretamente atingido por eles. Pesquisadores da Universidade do Arizona decidiram investigar como a percepção sobre as mudanças climáticas pode afetar a saúde mental. Com o estudo, publicado esta semana no periódico científico "Global Environmental Change", eles descobriram que há quem enfrente níveis altos de estresse e depressão - O Globo, 22/1, Sociedade, p.29.

 


Embrapa



Embrapa enfrenta sua maior crise em 45 anos

A Embrapa enfrenta uma crise política, orçamentária e científica sem precedentes em seus quase 45 anos de história, a serem completados em abril. Maior instituição pública de pesquisa do País e responsável pela tropicalização de culturas como a soja, a Embrapa tem seu orçamento de R$ 3,5 bilhões ameaçado por um corte estimado em mais de 20% em 2018. O valor é o menor desde 2010 e está 31% abaixo dos R$ 96,9 milhões investidos na área em 2016. Os contingenciamentos promovidos pelo governo federal explicam a queda - OESP, 21/1, Economia, p.B4.

 


Resíduos Sólidos



Lixões ainda persistem em mais da metade das cidades

Assim que fechar neste sábado (20/1) os portões do lixão da Estrutural, em Brasília, considerado um dos maiores do mundo, o Brasil ainda terá que lidar com problema semelhante em mais da metade de seus municípios. De acordo com levantamento do Ministério do Meio Ambiente, ao menos 56% dos municípios brasileiros recorrem a depósitos inadequados na hora de dar adeus ao lixo que produzem - FSP, 20/1, Cotidiano, p.B8; O Globo, 20/1, País, p.8.

 


Biodiversidade



O brilho metálico da baía dos botos mortos

As águas da Baía de Sepetiba (RJ), tomadas por poluentes, podem dizimar centenas de cetáceos. Laudos já comprovaram que os animais estão sendo vitimados pelo morbilivírus, que não tem relação com a poluição e nem afeta humanos. A doença atinge o cérebro e os pulmões dos cetáceos e é mais fatal em bichos com baixa imunidade, provocada pelo estresse ambiental existente em Sepetiba - O Globo, 21/1, Rio, p.25.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Comunidades indígenas sofrem com violência, tráfico e alcoolismo
Especialista diz que sociedade precisa estar preparada para viver com menos água
Ação pede proibição de concessões para mineração em áreas protegidas no Brasil
MPF denuncia 25 proprietários de dragas por extração ilegal de ouro no rio Madeira
DNIT prevê remoção de casas em território quilombola sem consultar a população, no Maranhão

Nenhum comentário: