Powered By Blogger

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Mudanças climáticas ameaçam as cadeias alimentares marinhas

The University of Adelaide*

Um novo estudo descobriu que os níveis de estoques de peixes comerciais podem ser prejudicados à medida que o aumento da temperatura do mar afeta sua fonte de alimento.

Os cientistas da Universidade de Adelaide demonstraram como as mudanças climáticas podem reduzir o colapso das “cadeias alimentares” marinhas.


Figura: Os efeitos do clima futuro sobre os fluxos absolutos e a eficiência da transferência entre os níveis tróficos sucessivos da rede alimentar
Figura: Os efeitos do clima futuro sobre os fluxos absolutos e a eficiência da transferência entre os níveis tróficos sucessivos da rede alimentar


O estudo indica que o aumento da temperatura reduz o fluxo vital de energia dos principais produtores de alimentos na base (por exemplo, algas), aos consumidores intermédios (herbívoros), aos predadores no topo das cadeias alimentares marinhas.
Tais distúrbios na transferência de energia podem potencialmente levar a uma diminuição da disponibilidade de alimentos para os principais predadores, o que, por sua vez, pode levar a impactos negativos para muitas espécies marinhas dentro dessas redes alimentares.
Doze tanques grandes de 1.600 litros foram construídos para imitar as condições previstas de temperatura e acidez elevadas do oceano causadas pelo aumento das emissões humanas de gases de efeito estufa. Os tanques abrigavam uma variedade de espécies, incluindo algas, camarão, esponjas, caracóis e peixes.
A rede de mini-alimentos foi mantida em condições climáticas futuras durante seis meses, período durante o qual os pesquisadores avaliaram a sobrevivência, o crescimento, a biomassa e a produtividade de todos os animais e plantas e usaram essas medidas em um sofisticado modelo de cadeia alimentar.
Compreender como os ecossistemas funcionam sob os efeitos do aquecimento global é um desafio na pesquisa ecológica. A maioria das pesquisas sobre o aquecimento do oceano envolve experiências simplificadas de curto prazo baseadas em apenas uma ou poucas espécies.
Os ecossistemas marinhos já estão tendo grandes impactos do aquecimento global, tornando vital a compreensão melhor de como esses resultados podem ser extrapolados para os ecossistemas em todo o mundo.

Referência: Ullah H, Nagelkerken I, Goldenberg SU, Fordham DA (2018) Climate change could drive marine food web collapse through altered trophic flows and cyanobacterial proliferation. PLoS Biol 16(1): e2003446. https://doi.org/10.1371/journal.pbio.2003446

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 11/01/2018

Nenhum comentário: