Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Donos de dragas são denunciados por exploração ilegal de ouro no Rio Madeira

Por Renata Martins, da Radioagência Nacional
Vinte e cinco proprietários de dragas foram denunciados por exploração ilegal de ouro e outros minérios no Rio Madeira.


Draga de mineração utilizada para garimpo ilegal de ouro no rio Madeira (AM) é apreendida pelo Ibama. Foto: Ibama
Draga de mineração utilizada para garimpo ilegal de ouro no rio Madeira (AM) é apreendida pelo Ibama. Foto: Ibama


O crime ambiental teria corrido no município de Humaitá, distante 590 quilômetros de Manaus, no Amazonas. Os acusados foram identificados durante fiscalização em outubro o ano passado.
As dragas que faziam a retirada ilegal de ouro estavam montadas sobre botes. Motores marítimos a diesel alimentavam bombas centrífugas que sugavam o cascalho e peneiravam o material.
A apuração final era feita com o auxílio de bateia e o uso de mercúrio, que representa perigo para o meio ambiente e saúde de ribeirinhos.De acordo com o Ministério Público Federal, autor da denúncia, no momento da fiscalização os proprietários das dragas não apresentaram permissão para fazer a garimpagem.
Se a justiça acatar o pedido do MPF, os denunciados vão responder pelos crimes de exploração de matéria-prima pertencente à União sem autorização legal e por extração de recursos minerais sem licença.
Após essa operação, carros, embarcações e prédios do Ibama e do ICMBio foram incendiados e servidores ameaçados.
Em dezembro de 2017, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas liberou o garimpo na área, mas justiça Federal suspendeu as licenças de operação concedidas pelo órgão para a exploração de ouro no leito do rio Madeira, nos municípios de Novo Aripuanã, Manicoré, Borba e Humaitá, região sul do Amazonas.

Tocador de áudio

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 15/01/2018


Nenhum comentário: