Powered By Blogger

sábado, 27 de janeiro de 2018

Tempestades devastam Moçambique, que pede ajudar para se reconstruir

Moçambique precisa de 6,1 milhões de euros para enfrentar os estragos provocados pela chuva e ventos ciclónicos que atingiram o centro e norte do país nas últimas duas semanas, anunciou porta-voz do Conselho de Ministros.
“No total, mais de 80 mil pessoas foram afetadas, o que significa perto de 16 mil famílias”, disse Ana Comoana. A porta-voz falava à imprensa no final da primeira sessão do Conselho de Ministros de Moçambique em 2018.
O mau tempo na região começou no dia 08 de Janeiro, com rajadas de vento a atingirem 85 quilómetros por hora, além de descargas atmosféricas e chuvas fortes, acima dos 200 milímetros em 24 horas. O Governo moçambicano possui 2,1 milhões de euros disponíveis e, neste momento, estão a ser mobilizadas fontes internas e externas para a arrecadação do valor necessário, referiu Ana Comoana.
“Agora estamos a apostar na assistência comunitária”, acrescentou a porta-voz, lembrando que, devido à chuva, os níveis das albufeiras de quase todo o país subiram. Desde Outubro, 21 pessoas morreram, sendo as províncias de Niassa, Cabo Delgado, Nampula e Zambézia são as mais afeitadas pelas tempestades. (#Envolverde)

Nenhum comentário: