Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Metas globais de temperatura serão perdidas dentro de décadas, a menos que as emissões de carbono revertidas

co2

University of Southampton*
Novas projeções de pesquisadores das Universidades de Southampton e Liverpool e da Universidade Nacional Australiana em Canberra poderiam ser o catalisador em que o mundo buscou determinar a melhor forma de cumprir suas obrigações de reduzir as emissões de carbono e gerenciar melhor o aquecimento global conforme definido pela Paris Acordo.
Em seu último artigo, publicado na edição de fevereiro de Nature Geoscience, o Dr. Philip Goodwin da Universidade de Southampton e o professor Ric Williams da Universidade de Liverpool projetaram que, se a ação imediata não for tomada, a temperatura média global da Terra provavelmente subir para 1,5°C acima do período anterior à revolução industrial nos próximos 17-18 anos, e para 2,0°C em 35-41 anos, respectivamente, se a taxa de emissão de carbono permanecer no seu valor atual.
Através de suas projeções, o Dr. Goodwin e o Professor Williams informam que as emissões cumulativas de carbono devem permanecer abaixo de 195-205 PgC (desde o início de 2017) para proporcionar uma chance provável de atingir o alvo de aquecimento de 1,5°C enquanto um alvo de aquecimento de 2 ° C requer Emissões para permanecer abaixo de 395-455 PgC.
“É necessária uma ação imediata para desenvolver um futuro neutro em carbono ou negativo em carbono ou, alternativamente, preparar estratégias de adaptação para os efeitos de um clima mais quente”, disse o Dr. Goodwin, conferencista em Oceanografia e Clima em Southampton. “Nossa pesquisa mais recente usa uma combinação de um modelo e dados históricos para limitar as estimativas de quanto tempo temos até um aceso de 1,5°C ou 2°C. Nós reduzimos a incerteza nas projeções de aquecimento de superfície ao gerar milhares de simulações climáticas que cada um relaciona estreitamente os registros de observação para nove métricas climáticas importantes, incluindo o aquecimento e o conteúdo de calor do oceano “.
O professor Williams, presidente da Ocean Sciences em Liverpool, acrescentou: “Este estudo é importante, fornecendo uma janela mais estreita de quanto carbono podemos emitir antes de atingir um aquecimento de 1,5°C ou 2°C. Existe uma necessidade real de agir agora em desenvolvendo e adotando as novas tecnologias para passar para um futuro mais carbono-eficiente ou neutro em carbono, pois nós só temos uma janela limitada antes de alcançar esses objetivos de aquecimento “.
Este trabalho é particularmente oportuno, dado o trabalho deste ano do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) desenvolve um Relatório Especial sobre os impactos do aquecimento global de 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.
Através de sua pesquisa anterior publicada em dezembro de 2014, o Dr. Goodwin e o Professor Williams foram capazes de fornecer uma única equação que conecta o aquecimento global com a quantidade de carbono emitida, alertando sobre os efeitos prejudiciais da natureza quase irreversível das emissões de carbono para o aquecimento global.

O estudo ‘Pathways to 1.5 and 2°C warming based on observational and geological constraints’ foi publicado na edição de fevereiro/2018 da Nature Geoscience (doi:10.1038/s41561-017-0054-8 – https://www.nature.com/articles/s41561-017-0054-8 ).

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 25/01/2018

Nenhum comentário: