Powered By Blogger

terça-feira, 8 de maio de 2018

Nossas florestas estão sendo destruídas a uma velocidade alarmante !


James,

Nossas florestas estão sendo destruídas a uma velocidade alarmante!
Nosso monitoramento da Bacia do Xingu dá a dimensão da tragédia: apenas em março, na região, foram desmatados 5.238 hectares de vegetação natural. Isso equivale a aproximadamente 5 mil campos de futebol. A floresta e a biodiversidade viraram garimpo, pasto, soja e terra grilada, gerando mais pressão e violência sobre os povos indígenas e comunidades tradicionais.
Ainda mais dramática é a destruição de florestas no interior das áreas protegidas: no estado Pará, em março, 86% do desmatamento aconteceu nessas áreas. Do total de 1.609 hectares derrubados no estado neste período,1.392 hectares foram em áreas protegidas: 492 hectares em Terras Indígenas, como a TI Ituna Itatá, e 900 hectares em Unidades de Conservação, como a Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu.  Saiba mais aqui


A Terra Indígena Ituna Itatá foi uma das mais desmatadas neste ano por conta da grilagem de terras | Juan Doblas/ISA

Os dados foram detectados pelo SIRAD X, o novo sistema de monitoramento de desmatamento do ISA, uma ferramenta inovadora que permite detectar o desmatamento de maneira qualificada durante o ano inteiro na Bacia do Rio Xingu. O SIRAD X funciona inclusive na época de chuvas, quando uma espessa camada de nuvens impede que satélites enxerguem o chão - época que os desmatadores se aproveitam para desmatar ainda mais, certos que de não há  fiscalização. O Boletim Sirad X é publicado mensalmente na Plataforma Rede Xingu + e no site do ISA, e sua última versão está aqui.
Nós do ISA seguimos inovando no uso de tecnologias para apoiar os povos indígenas e comunidades tradicionais na defesa de suas terras e da floresta. Precisamos do seu apoio para o trabalho ganhar força e influenciar políticas públicas e tomadas de decisão.
Junte-se ao ISA! Sua contribuição é essencial para fortalecer nosso trabalho e garantir a proteção da Amazônia e dos povos da floresta. Essa luta também é sua!


Rodrigo Junqueira
Coordenador do Programa Xingu
Instituto Socioambiental - ISA

Mais informações sobre o ISA.
Dúvidas ou comentários, ligue (11) 3515 8975 e fale com Mariana Hessel ou escreva para
relacionamento@socioambiental.org





Nenhum comentário: