Powered By Blogger

sábado, 19 de maio de 2018

Brasileira integra delegação comitê internacional sobre mamíferos marinhos

A pesquisadora do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, Camila Domit, integrou parte da delegação brasileira na reunião anual do Comitê Científico da Comissão Internacional da Baleia (International Whaling Comission-IWC), realizada entre os dias 21 de abril e 6 de maio, em Bled, na Eslovênia. Reconhecida como uma convenção internacional, a comissão reúne pesquisadores de vários países para discutir ações de conservação das baleias e golfinhos, além de avaliar a sustentabilidade do uso desses animais como recurso pesqueiro por comunidades aborígenes/indígenas, ou mesmo de caça comercial, ainda realizada por países como o Japão.
Além da pesquisadora paranaense, a delegação brasileira contou com a presença de outros seis pesquisadores de universidades nacionais e ONGs. Também estavam presente representantes do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBIO) e dos ministérios do Meio Ambiente e das Relações Exteriores. “Vários assuntos discutidos no comitê científico são de grande importância para o Brasil, pois ajudam a reforçar as políticas públicas de conservação e trazem suporte técnico para ordenamento de atividades sustentáveis em vários setores, como a pesca e o turismo”, afirma Camila Domit. Um dos exemplos foi a elaboração de guias para o turismo de observação de baleias e golfinhos e a compilação de dados científicos em bases internacionais para avaliações de impactos globais (demanda importante para espécies migratórias como diversos cetáceos).
Para a pesquisadora, que é especialista em mamíferos e tartarugas marinhas, “a participação nesse comitê é uma importante oportunidade de aproximação das ações de pesquisa realizadas no Paraná junto ao governo federal e às políticas públicas desenvolvidas no País e na esfera internacional para a conservação de espécies ameaçadas e ecossistema marinho”. Ainda neste ano, o Brasil sedia pela primeira vez, desde 1946, a reunião entre as partes da Comissão Internacional da Baleia (IWC). O evento acontece em Florianópolis, entre os dias 4 e 14 de setembro e novamente tratará sobre a moratória de proibição de caça de baleias em águas internacionais e a relevância dos santuários marinhos para a proteção destes animais.(#Envolverde)

Nenhum comentário: