Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Equipamento é capaz de analisar em tempo real contaminação do solo

A MPI – Ferramenta de Alta Resolução, que permite encurtar os prazos de investigação de contaminação de solo e oferecer um diagnóstico preciso e muito mais rápido, foi adquirida pela empresa Geoklock, consultoria e engenharia ambiental. Essa é a segunda unidade adquirida. De acordo com Amauri Rodrigues Junior, diretor de Diagnóstico Ambiental, com essa ferramenta é possível fazer análises no mesmo momento e no próprio terreno contaminado.
“O que antes levava de 15 a 60 dias, exigia análise em laboratórios, hoje pode ser feito em um ou dois dias”, explica. Essa rapidez pode ser muito útil a quem esteja interessado, por exemplo, na compra de uma área que antes foi uma indústria ou teve contato com resíduos contaminantes.
“A partir do uso desse equipamento é possível detectar o problema e indicar a solução, determinando inclusive o custo de remediação do problema”, complementa Rodrigues Junior. Além de todos esses aspectos, o MIP reduz margens de erro. Essa tecnologia, como explica o CEO da Geoklock, Rubens Spina, está disponível no mercado há apenas 5 anos e possui alto custo de implantação: “Somos a única empresa do Brasil, no segmento de consultoria e engenharia ambiental, que possui esses equipamentos. Temos duas unidades e podemos identificar compostos orgânicos, voláteis, óleos, com grande rapidez pelo fato de podermos atuar praticamente em tempo real”.
Segundo Rodrigues Junior, esse equipamento realiza análises a cada 1,5 centímetro de solo perfurado, o que garante precisão nas avaliações. “Com ele podemos também verificar a permeabilidade do solo, mapear o eventual caminho percorrido por um agente contaminante. Essa mobilidade dos compostos é importante para definir a solução do problema a partir do seu alcance”. De acordo com Spina, o custo de utilização num primeiro momento parece maior, mas ao final, com os resultados práticos apresentados, o cliente se dá conta de que ganhou em rapidez e eficiência em relação ao diagnóstico.
“Esses equipamentos são o que há de mais moderno no mundo e garantem decisões mais assertivas. Em somente 2 dias podemos fazer um relatório completo de uma área de 5 ou 6 mil metros quadrados, o que pode ser determinante para o sucesso de um novo empreendimento, já que a tomada de decisão em relação à compra ou sobre o que deve ser feito para solucionar um problema é tomada rapidamente”.
A partir do uso dessa ferramenta a Geoklock consegue detectar contaminações de solo por benzeno, gasolina, tinta, óleos, graxas, cromo, chumbo entre outros materiais orgânicos e voláteis. “Com seu uso nos sentimos mais seguros em nossas avaliações, pois reduzimos muito as chances de erro”, completou Amauri Rodrigues Junior. (#Envolverde)

Nenhum comentário: