Powered By Blogger

domingo, 20 de maio de 2018

Natura migra para embalagens sustentáveis e recicláveis

A redução do impacto ambiental é uma das principais ambições da Visão de Sustentabilidade da Natura, um compromisso que a empresa reafirma no Dia Mundial da Reciclagem, comemorado hoje. Para alcançar esse objetivo, a Natura investe em uma série de iniciativas para tornar suas embalagens cada vez mais sustentáveis, como o uso de PET reciclado em seus frascos, além de ter sido pioneira no uso de vidro reciclado após o consumo na perfumaria. Somadas, essas iniciativas contribuíram para que 327 de toneladas de plástico e 621 toneladas de vidro deixassem de ser descartados no meio ambiente em 2017.
Recentemente, a companhia brasileira ampliou seu portfólio de embalagens de menor impacto ambiental: a icônica linha Sève, de óleos de banho, passou a ter frasco 100% reciclado pós consumo. Apenas com esta mudança, calcula-se que a empresa deve evitar o descarte de 42 toneladas de plástico na natureza, o que equivale a mais de 900 mil garrafas PET de dois litros.
O Dia Mundial da Reciclagem foi instituído pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para elevar a conscientização sobre a importância fundamental da reciclagem.
Além de Sève, as embalagens de Ekos também são feitas com PET 100% reciclado, iniciativa que neste ano foi ampliada para os frascos usados nas operações da empresa na América Latina. O PET reciclado pós-consumo também é usado nas embalagens de shampoo de Natura Homem e em toda a linha de desodorante spray.
Além do uso de materiais reciclados pós-consumo, a Natura também investe no aumento do uso de plástico verde, que é produzido a partir do etanol de cana de açúcar, uma matéria-prima renovável, enquanto os plásticos tradicionais utilizam matérias-primas de fonte fóssil, como petróleo. O plástico verde apresenta mesmo potencial de reciclagem que o plástico tradicional, com o benefício de impactar menos na emissão de gases do efeito estufa, que causam mudanças climáticas. Os refis de Ekos e Sève também usam plástico verde, o que evita a emissão de 348 toneladas de carbono por ano, uma redução de gases de efeito estufa equivalente a 60 viagens de carro em volta da Terra.
Dessa forma, no ano passado a Natura alcançou a marca de 50% de material reciclável na massa total das embalagens nas operações da empresa no Brasil. Até 2020, o objetivo é elevar este índice para 74%. (#Envolverde)

Nenhum comentário: