Powered By Blogger

terça-feira, 1 de maio de 2018

Instituto Biológico de SP mostra como conter pragas em flores

Os visitantes da Agrishow, que vai de 30 de abril até 04 de maio, buscam além de informações sobre máquinas e implementos, tecnologias que os ajudem no dia a dia da propriedade. Pensando em atender, principalmente, os pequenos produtores, o Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, levará à Agrishow suas tecnologias para controle biológico de pragas e doenças, que serão expostas no espaço Vitrine Tecnológica para Pequena Propriedade. Uma delas será o controle biológico do ácaro-rajado em plantas ornamentais, como rosas, orquídeas e gérberas. Os trabalhos do IB garantem controle efetivo da praga, com o uso mínimo de defensivos agrícolas.
As pesquisas do IB possibilitaram a redução de até 70% de acaricidas para o cultivo de gérberas e crisântemos e até mesmo a eliminação do uso dos produtos em rosas e orquídeas.
As pesquisas do IB envolveram os floricultores da região de Arujá, um dos principais polos de floricultores do Estado. Os produtores enfrentavam problemas para controlar o ácaro-rajado. O uso constante de acaricidas estava selecionando os ácaros resistentes, diminuindo drasticamente os efeitos do produto.
“Com aplicação exclusiva de produtos químicos, alguns produtores estavam obtendo níveis de controle abaixo de 20% para diversos acaricidas. Com a adoção de estratégia de manejo, incluindo o controle biológico, proposta pelo IB, é possível chegar ao controle efetivo da praga, acima de 80% de eficácia, com o uso mínimo de acaricidas”, explica Mário Eidi Sato, pesquisador do IB. (#Envolverde)

Nenhum comentário: