Powered By Blogger

domingo, 13 de maio de 2018

Florestas de Araucárias são restauradas em projeto recém-lançado

A restauração ecológica de 335 hectares de Floresta com Araucárias é a primeira ação do recém-lançado Projeto Conexão Araucária, em desenvolvimento por meio de parcerias com produtores da agricultura familiar do Sudeste do Paraná. As atividades, realizadas pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) sem qualquer custo aos produtores, devem trazer de volta às áreas espécies nativas deste ecossistema, algumas ameaçadas de extinção. O primeiro município beneficiado será São Mateus do Sul, na sequência outros deverão contar com a presenta do Projeto, a exemplo de São João do Triunfo, Palmeira, Rio Azul, Mallet, Rebouças e Paulo Frontin.
A primeira atividade do Projeto inclui a restauração de 37 hectares de vegetação nativa na Floresta Nacional de Piraí do Sul, unidade de conservação gerenciada pelo ICMBio. Nas propriedades rurais, o Conexão Araucária vai atuar nas Áreas de Preservação Permanente (APP), trechos protegidos por Lei, devido a sua importância para conservação da água e do solo. As APP incluem as matas ciliares – vegetação que margeia rios e nascentes –, topos de morros e encostas. Para definir as áreas prioritárias para restauração, a iniciativa irá avaliar o estado atual da vegetação nativa de cada propriedade.
“Apesar das exigências do novo Código Florestal, grande parte das propriedades rurais tem déficit de vegetação nativa. Há ainda uma significativa invasão de espécies exóticas, como o pinus, e uva do Japão entre tantas outras, que causam desequilíbrio nos ambientes naturais”, explica Maria Vitória Yamada, bióloga da SPVS e coordenadora do Projeto. Segundo ela, “o Conexão Araucária vai contribuir com a manutenção da biodiversidade e dos serviços ambientais na região e, ao mesmo tempo, beneficiar os agricultores familiares”. Cerca de 100 proprietários rurais já manifestaram interesse em ter suas áreas restauradas.
O Conexão Araucária é uma iniciativa da SPVS financiada pelo BNDES e pela empresa JTI. O projeto tem apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). ( #Envolverde)

Nenhum comentário: