quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Instituto Ethos mobiliza empresas contra o trabalho infantil

Por Instituto Ethos – 
Iniciativa inédita no Brasil tem por premissa difundir práticas bem-sucedidas em relação ao tema. Entre 2014 e 2015, o Ministério do Trabalho resgatou 5.688 crianças do trabalho forçado.
Foto: Arquivo Geledés
Foto: Arquivo Geledés
No próximo dia 11 de novembro, o Instituto Ethos irá reunir empresas para propor a criação da Rede de Empresas pela Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil, iniciativa realizada em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Ministério do Trabalho. Trata-se de um novo projeto relacionado ao trabalho infantil, uma chaga ainda presente em nossa sociedade.
Entre abril de 2014 e abril de 2015, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizou 9.838 operações fiscais para apurar denúncias de trabalho infantil no Brasil. As ações dos auditores fiscais retiraram dessa condição 5.688 crianças e adolescentes. O resultado destes jovens adentrarem ao mercado de trabalho tão prematuramente, segundo o ex-chefe da Divisão de Fiscalização do Trabalho Infantil do Ministério do Trabalho, Alberto de Souza, é que a criança não tem preparação profissional adequada, insere-se no mercado ganhando mal e a perspectiva é de que continue ganhando mal na fase adulta, com repercussões previdenciárias na velhice.
Este será o primeiro passo rumo a uma expansão que vislumbra ações de comprometimento e trabalhos focados no tema. Uma iniciativa inédita no Brasil que irá dialogar sobre os desafios para a erradicação do trabalho infantil, conhecer práticas bem-sucedidas e dar visibilidade às ações desenvolvidas interna e externamente, a fim de que as empresas se comprometam em compartilhar e desenhar estratégias que permitam apoiar a promoção da aprendizagem profissional nos contextos onde operam. Esta ação irá possibilitar a criação de uma Rede que terá por premissa difundir estas práticas, a fim de contribuir com a construção de uma cultura empresarial alicerçada nestes conceitos.
Aprendizagem como foco
Por tratar-se de uma obrigação legal Constitucional, a Aprendizagem, ferramenta fundamental no combate ao trabalho infantil, promove a profissionalização dos jovens, além de mantê-los na escola e capacita-los para as empresas. Dessa forma, ganham os jovens, as empresas e toda a sociedade.
Primeiro Encontro para formação da Rede de Empresas pela Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil
Data e Horário: 11 de novembro, a partir das 10h
Local: Instituto Ethos – Rua: Fernandes Coelho, 85 – 10º andar – Pinheiros – São Paulo
Inscrições : secretaria.dhumanos@ethos.org.br  (Instituto Ethos/#Envolverde)
*Com informações da Assessoria de Imprensa do Instituto Ethos 

Nenhum comentário: