Powered By Blogger

domingo, 27 de novembro de 2016

O PODER DA COOPERAÇÃO

Marcio Lopes de Freitas: Vivemos um momento especial no cooperativismo brasileiro, frutífero em ideias, em inovação e também em resultados. Foto: Guilherme Kardel
Marcio Lopes de Freitas: Vivemos um momento especial no cooperativismo brasileiro, frutífero em ideias, em inovação e também em resultados. Foto: Guilherme Kardel
Por Juliana Guarexick, da Envolverde –
Sistema da Organização de Cooperativas do Brasil (OCB) celebra a força do cooperativismo brasileiro e reconhece os melhores do ano em seis diferentes categorias.
Mesmo com cores otimistas, o cenário atual no Brasil ainda carrega tons cinzentos da crise política e econômica. Com olhares receosos, a sociedade anseia por notícias que inspirem um voto de confiança. E é justamente em tempos turbulentos que o reconhecimento às iniciativas das melhores cooperativas do ano tem um sabor ainda mais especial.
Na noite desta terça-feira (22), em Brasília, o Sistema OCB promoveu a cerimônia de entrega dos troféus da 10ª edição do Prêmio SOMOSCOOP. Realizada a cada dois anos, a premiação celebra o sucesso das cooperativas que mais impactaram as vidas de seus cooperados e da comunidade onde atuam durante o biênio.
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o segredo do sucesso está na confiança. “As cooperativas têm um papel fundamental neste momento, porque desde seu surgimento nascem pra mitigar efeitos ruins das crises e acabam cumprindo esse papel, principalmente, porque trabalham cultivando e armazenando confiança”, analisa.
Veja alguns números desta edição:
cooperativas

Orgulho de ser cooperativista
A 10ª edição do Prêmio SOMOSCOOP reconheceu as melhores cooperativas do ano em 6 diferentes categorias: Desenvolvimento Sustentável; Inovação e Tecnologia; Intercooperação; Fidelização; Cooperativa Cidadã; e Comunicação e Difusão do Cooperativismo.
Na categoria Desenvolvimento Sustentável a vencedora foi a Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Peixoto (Coogavepe), do Mato Grosso, com o projeto “Cidade Verde” – cujo objetivo inicial era reflorestar as áreas de garimpo. Como? Plantando árvores nativas e frutíferas na região — uma atitude simples que está melhorando a qualidade de vida de 114 mil pessoas em seis municípios mato-grossenses.
Gilson Gomes, da Coogavep, é premiado na categoria Desenvolvimento Sustentável. Foto: Guilherme Kardek
Gilson Gomes, da Coogavep, é premiado na categoria Desenvolvimento Sustentável. Foto: Guilherme Kardek

“Nossa função lá é desenvolver a atividade, fazendo o trabalho de extração ao mesmo tempo em que a gente preserva a mata, o rio e a bacia hídrica. Somos a primeira cooperativa do ramo mineral a receber este prêmio. Isso pra nós é muito gratificante”, comemora Gilson Gomes Camboim, presidente da Coogavep.
O Projeto de Neutralização de Carbono, da Unimed Cuiabá, e o “Horta Comunitária”, idealizado pelo Sicoob Aracoop também foram premiados na categoria “Desenvolvimento Sustentável”. Conheça aqui os vencedores e projetos desta edição. São cases inspiradores!
Cooperação que dá frutos
O crescimento do cooperativismo no Brasil, porém, não vive só de romance. Participação democrática, solidariedade, independência, autonomia e sustentabilidade são valores intrínsecos à sua existência. Também é preciso competitividade e resultado no mercado, e isso, as cooperativas têm pra dar e vender.
Vencedores da 10ª edição do Prêmio SOMOSCOOP. Foto:
Vencedores da 10ª edição do Prêmio SOMOSCOOP. Foto:

Segundo números do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), em 2015, as exportações das cooperativas brasileiras chegaram a 148 países e somaram US$ 5,3 bilhões. Hoje há mais de 6,6 mil cooperativas distribuídas em 13 ramos de atividade, com mais de 12,7 milhões de associados, gerando em torno de 361 mil empregos formais (Fonte: Sistema OCB).
Estes dados, sem dúvida, são a faísca de esperança que o Brasil necessita neste momento. “A esperança é gasolina da vida, é o que nos move, é o que vai fazer com que a gente transforme o momento que nós estamos vivendo em um momento muito melhor para o nosso país. Nós vamos dar a volta por cima!”, conclui Marcio Lopes. (#Envolverde)

Nenhum comentário: