Powered By Blogger

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

PARA REGULARIZAR O INSTITUTO NACIONAL DA MATA ATLÂNTICA


Governo federal: Regularize o Instituto Nacional da Mata Atlântica

Sérgio Lucena 
Vitória
O INMA - Instituto Nacional da Mata Atlântica, criado pelo notável naturalista Augusto Ruschi em 1949, com o nome de Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, encontra-se em estado precário. A transferência deste museu para o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação - MCTI, dando origem ao INMA, foi um grande avanço para a consolidação do trabalho de Ruschi e estabelecimento de um instituto nacional para a pesquisa e conservação da Mata Atlântica brasileira. Entretanto, a lei que cria o INMA foi sancionada em fevereiro de 2014 e até hoje o decreto que regulamenta a lei não foi publicado pelo Governo, de maneira que a instituição está com sérios problemas de gestão, recursos humanos e recursos financeiros. 
É urgente a regulamentação do Instituto, pois essa demora coloca em risco as atividades de pesquisa e educação, bem como o valioso acervo científico e cultural formado durante décadas por Augusto Ruschi e cientistas que o sucederam. Com a regulamentação, o MCTI poderá abrir edital público para constituição da equipe de direção, constituir os conselhos assessores e realizar o planejamento estratégico, dando ao INMA condições de cumprir sua nobre missão institucional.
A publicação do decreto que regulamentará o vínculo do INMA ao MCTI, portanto, é a principal reivindicação do MoveINMA - Movimento em Defesa do Instituto Nacional da Mata Atlântica, que conta com a participação cientistas, educadores, estudantes, ambientalistas e representantes de organizações congêneres, de vários estados brasileiros.

Nenhum comentário: