quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Energia Solar: 4 passos poderosos para bons negócios

Como combinado, montei alguns passos importantes a serem considerados para quem quer entrar na área fotovoltaica. Sem eles a chance de desenvolver você ter um bom retono na área e gerar bons negócios fica muito reduzida. Então, leia esse e-mail com muita atenção ou assista ao vídeo sobre os 4 passos.


Passo 1 #

Entender o mercado, suas diferentes possibilidades e como atuar nele
Em qualquer área é importante que o empreendedor conheça bem o mercado em que vai atuar antes de iniciar suas atividades. Esse conhecimento permite uma análise prévia de quem são os agentes do mercado e como eles atuam, quem são os concorrentes, quais são os mercados onde os clientes são mais carentes de soluções, entre outras informações. No setor fotovoltaico você poderá atuar como instalador, consultor, representante, importador, agente de mercado...

Cada um desses papéis exige um perfil e competências específicas. Com o entendimento do funcionamento do mercado e da atividade a ser desenvolvida neste negócio você conseguirá decidir o melhor caminho a seguir. Ter esse caminho definido com consciência e estratétgia te poupará tempo e dinheiro, visto que, um erro muito comum é quando as pessoas investem recursos e tempo em uma determinada atuação e depois descobrem que não estão aptas ou não se indentificam com as atividades por não ter o perfil ou conhecimentos suficientes para executar as tarefas.

Por fim, é importante ampliar a sua visão para possibilidades relacionadas ao negócio fotovoltaico e que aumentam o seu portfólio de soluções. Ter opções de produtos/serviços correlatos aumentarão suas chances de viabilizar negócios.


Passo 2 #

Conhecimentos estratégicos que viabilizam negócios

Por conta do momento atual do mercado brasileiro, projetos de médio e grande porte tornam-se economicamente mais viáveis. Muitas pessoas acham que esse tipo de cliente é difícil de ser encontrado ou de difícil acesso para oferecer uma proposta. Esses clientes estão mais próximos do que você imagina. Hospitais, supermercados, shoppings, restaurantes, frigoríficos… estes são apenas alguns exemplos de empresas que possuem um consumo de energia mais alto e precisam de profissionais capacitados para orientar como economizar ou gerar negócios com a produção de energia.  

Para trabalhar estes segmentos é preciso, além do que foi falado anteriormente no "passo 1", ter uma sólida base teórica sobre as tecnologias disponíveis e cálculos para o dimensionamento destes projetos. Este tipo de cliente geralmente já possui algum conhecimento sobre sistemas fotovoltaicos e exigirá de você um conhecimento teórico e técnico mais aprofundado. O investimento que este tipo de cliente fará no sistema fotovoltaico será maior e maiores serão as exigências na hora de avaliar o prestador de serviço.  

Por conta do investimento, que não é baixo, independente do porte do projeto, é importante conhecer as diferentes linhas de financiamento que podem ser usadas por você como trunfo quando o cliente quer implantar a solução, mas não tem "dinheiro no bolso". Já existem linhas de financiamento com juros acessíveis e que viabilizam o pagamento com a economia gerada com a instalação do sistema fotovoltaico. Esse recurso é um facilitador de muitos negócios.


Passo 3 #

Soluções customizadas de acordo com o perfil do cliente.

Pode parecer algo elementar, mas não é raro eu ver uma mesma solução ser utilizada para diferentes tipos de clientes. Na área de energia, não há "produto de prateleira". São muitas as variáveis que influenciam o valor final de uma proposta para o cliente. Se você tentar utilizar uma solução padrão poderá super ou subdimensionar o sistema. Se superestimar o custo do projeto sairá mais caro do que o necessário e o contrário trará insatisfação do cliente por não ter sua necessidade de geração atendida para efetiva economia. Saber elaborar uma proposta de acordo com a necessidade do cliente adequando à sua necessidade técnica e realidade financeira é fundamental para conseguir fechar o negócio.  Para que consiga customizar mais adequadamente a proposta é preciso conhecer, além da necessidade energética do cliente, diferentes tipos de equipamentos, qualidade,  garantia, fornecedores e visualizar o potencial para outras possibilidades que você, como profissional especializado na área, poderá sugerir e orientar. Mostrar que você pode levar soluções além das imaginadas pelo cliente é um importante diferencial competitivo e aumenta as chances de fechar negócios.   

Passo 4 #

Dar o primeiro passo. Pode parecer clichê, mas o que percebemos é que as pessoas querem iniciar as atividades na área, mas demoram ou nunca tomam o primeiro passo. E qual é esse primeiro passo? É buscar as informações e conhecimentos que darão a você orientação de como entrar com e a segurança no mercado e estruturar o seu negócio de forma a obter um crescimento sustentável.  

Esse passo serve tanto para os precisam fazer um curso que os oriente como entrar no mercado e se estabelecer com um crescimento sustentável, quanto para os que já estão trabalhando no mercado e com dificuldade de gerar negócios.   

Com esses 4 passos você começa ter uma noção ampliada do negócio. O mercado, agentes, equipamentos, fornecedores, clientes, cálculos avançados, legislações, financiamentos… sei que são muitas as variáveis para o sucesso. Mas, apesar de serem muitas informações e conhecimentos necessários, é possível entender e aprender em pouco tempo para ter o seu negócio estruturado e aproveitar as oportunidades deste setor que só cresce no Brasil.   

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GRANDE abraço
Fabbio Lobo

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