Powered By Blogger

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

EDP lança livro “Brincar para aprender” e resgata a importância da recreação infantil

Obra reúne recriações de jogos tradicionais e novas brincadeiras a partir da visão de estudantes das redes públicas municipais em seis estados brasileiros. 
São Paulo, 23 de novembro de 2016 – Diferentes maneiras de resgatar e enfatizar a importância da brincadeira infantil ganham formato de livro na edição  2016 do Concurso Arte com Energia.  A ação faz parte do programa EDP nas Escolas, projeto da EDP Brasil, empresa que atua nas áreas de distribuição, geração, comercialização e soluções de energia elétrica, coordenado pelo Instituto EDP, entidade responsável pelas ações socioambientais do Grupo.
Intitulado “Brincar para aprender”, o compilado de 64 recriações e inventividade conta com as quinze ideias vencedoras do concurso, também resultado do trabalho de videoarte feito por professores e alunos de 22 escolas em 8 estados, seguindo o tema “Brincar para aprender”.
“Conseguimos desencadear nestes jovens a reflexão sobre segurança no brincar e  o interesse por brincadeiras antigas, mas que fazem parte da nossa cultura. Nos surpreendemos com a qualidade dos trabalhos”, diz Luis Carlos Gouveia, diretor do Instituto EDP.
Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock
A premiação
Os estudantes que tiveram as melhores ideias para compor o livro são dos estados do Amapá (Laranjal do Jari), Ceará (São Gonçalo do Amarante),  Espírito Santo (Baixo Guandu e Vitória), Rio Grande do Sul (Tramandaí), Santa Catarina (Água Doce) e Tocantins (Peixe e São Salvador).
A partir do dia 24/11 (quinta-feira), em eventos nas unidades escolares, os alunos vencedores do Concurso Arte com Energia receberão como prêmio um tablet, exemplares do livro e uma camiseta. Já os professores orientadores foram contemplados, em outubro, com uma viagem cultural à São Paulo.
No canal do Instituto EDP no Youtube é possível assistir as perfomances de vídeoarte criada pelos estudantes. 
Concurso Arte com Energia
O Concurso Arte com Energia 2016 teve o objetivo retratar o tema utilizando a expressão artística videarte como mecanismo desencadeador de reflexão sobre segurança no brincar e o resgate de brincadeiras tradicionais locais.
Neste ano, o concurso contou com a participação de 31 escolas em oito estados brasileiros. Após quatro meses de ação, foram criados mais de 400 vídeos. Destes, 160 foram selecionados por estudantes e diretores para a etapa final.
Já jurí formado por membros da EDP, do Instituto Tomie Ohtake, CIA Bola de Meia, Instituto Marlin Azul, Instituto Alana e Evoluir escolheu as 15 melhores brincadeiras. Dentre elas: Batatinha Frita, Bate Copo, Variação Escravo de Jó, Abóbora Faz Melão, Garrafobol, Jogo da Velha Humano, Brincadeira das Cadeiras, Pular Elástico,Brincadeira da Vassoura, Carrinho de Rolimã, Epô, Bilboquê, Piranha Foi a Missa, Samba Criola e Carica.
EDP nas Escolas – 15 anos
Desde 2002, por meio do EDP nas Escolas, e em parceria com as secretarias de ensino, a EDP contribui para o desenvolvimento educacional nas áreas onde atua por meio de iniciativas que visam o aumento da qualidade de vida estudantil de alunos de escolas públicas, utilizando ações de cidadania e de melhoria do ambiente escolar.
Entrando em seu 15º ano, o projeto já beneficiou mais de 200 mil estudantes dos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Tocantins, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina e recebeu mais de R$ 5 milhões de investimento da EDP.
O EDP nas Escolas também capacita professores das escolas participantes com conteúdo sobre valores e cidadania; energia e consumo; e gestão de resíduos sólidos para que os alunos se tornem agentes multiplicadores do que é aprendido em sala de aula. Além do Concurso Arte com Energia, o projeto compreende o Concurso Professor Sustentável e outras atividades, como o Teatro nas Escolas.
A edição 2016 do EDP nas Escolas conta com a parceria da MoLin do Brasil, empresa especializada em materiais escolares. 
  
AGENDA 
EDP nas Escolas
Premiação do Concurso Arte com Energia e Lançamento do Livro “Brincar para aprender”
DataHorárioCidade/EstadoEscola
24/11/201611h e 13hTramandaí (RS)EMEF Jorge Enéas Sperb
29/11/20168h30Vitória (ES)EMEF Zilda Andrade
29/11/20169hBaixo Guandu (ES)EMEIEF Aládia Trindade Paiva
01/12/201610hSão Salvador (TO)EM Novo Milênio
02/12/20168h30Peixe (TO)EM Juscelino Kubitschek
07/12/201610hLaranjal do Jari (AP)EM São Francisco de Iratapuru
07/12/201614hÁgua Doce (SC)CEM Marcelino Ivo Dalla Costa
07/12/201610h30Água Doce (SC)EM Lindaura Eleutério da Luz
08/12/20169hSão Gonçalo do Amarante (CE)EEB Profª. Alba Herculano Araújo
30/12/201615hPeixe (TO)EM São José
(#Envolverde)

Nenhum comentário: