Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Público do UN Habitat III conhecerá experiência inovadora em favelas do Rio de Janeiro

Por Redação da Agência ONU – 
Durante a realização do UN Habitat III (17-20/10/2016, em Quito, Equador), será lançada a versão em espanhol da publicação Desenvolvimento social de base em favelas do Rio de Janeiro: um guia prático, um manual que contém ferramentas, informações e conceitos fundamentados em evidências sobre o modelo de desenvolvimento social encontrado em organizações de base.
O Guia está voltado para formadores de opinião, ativistas, especialistas, líderes comunitários, professores, jovens mobilizadores e formuladores de políticas públicas interessados em estratégias bem-sucedidas e abordagens inovadoras, desenvolvidas no Brasil, de trabalho com organizações de base e para a elaboração de políticas públicas.
O tema é fundamental para as discussões que produzirão uma nova agenda urbana para os próximos 20 anos, um dos objetivos do UN Habitat III. O conteúdo do Guia contribui para a um modelo global de desenvolvimento social de base, demonstrando como experiências inovadoras de organizações nas favelas, com subsídios e conhecimento das próprias pessoas da comunidade, podem resultar em arranjos e abordagens inovadores e ajudar na promoção de verdadeiras mudanças sociais.
A publicação surgiu a partir da pesquisa Sociabilidades Subterrâneas, uma parceria internacional e interinstitucional que estudou a identidade, a cultura e a resiliência das comunidades de favelas do Rio de Janeiro, a partir das ongs AfroReggae e CUFA-Central Única das Favelas. Desde a realização da pesquisa, a partir de 2009, a LSE e a UNESCO no Brasil têm conduzido uma série de eventos internacionais sobre o poder criativo do diálogo entre governo, formuladores de políticas públicas, ativistas, ONGs, pesquisadores e cidadãos marginalizados.
O lançamento acontece no dia 17/10/2016, às 18h30, no Centro de Convenciones Eugenio Espejo (Quito, Equador), logo em seguida ao debate sobre inclusão e não discriminação intitulado “Compartilhando boas práticas na promoção da inclusão urbana e não discriminação”, realizado pela UNESCO em parceria com a Coalizão Internacional de Cidades Sustentáveis e Inclusivas. Participarão do debate e do lançamento a professora de Psicologia Social e Diretora do mestrado em Psicologia Social e Cultural da LSE, Sandra Jovchelovitch, e a Diretora da Área Programática da UNESCO no Brasil, Marlova Noleto.
Sociabilidades Subterrâneas
A pesquisa Sociabilidades Subterrâneas: identidade, cultura e resistência em favelas do Rio reuniu entrevistas com 204 moradores das comunidades do Cantagalo, Cidade de Deus, Madureira e Vigário Geral, a partir das metodologias das organizações AfroReggae e CUFA. Foram feitas análises de 130 projetos de desenvolvimento social e entrevistas com suas lideranças, além de uma avaliação com especialistas, observadores e parceiros das duas entidades no Rio de Janeiro, entre eles, a polícia.
O trabalho, coordenado por Sandra Jovchelovitch, da LSE, e com coautoria da pesquisadora Jaqueline Priego Hernandez (à época também da LSE), revelou as formas de vida social que fazem parte do cotidiano da sociedade brasileira, mas permanecem invisíveis devido a barreiras geográficas, econômicas, simbólicas, comportamentais e culturais. É a partir dessas formas alternativas de integração, socialização e regeneração social, capazes de romper as barreiras da exclusão e da marginalização encontradas pelas comunidades de favelas, que se abrem as possibilidades para a construção de diferentes soluções para problemas sociais encontrados nessas comunidades. (ONU/ #Envolverde)

Nenhum comentário: