Powered By Blogger

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Estudo revela recorde na emissão global de dióxido de carbono

Organização Mundial de Meteorologia acredita que altos níveis devem continuar pelas próximas gerações; fenômeno El Niño como principal “culpado”; secas limitaram a capacidade da terra absorver CO2.
Leda Letra, da Rádio ONU –
unfccc_climate-change-625x415
Segundo a Organização Mundial de Meteorologia, OMM, no ano passado foi registrado um recorde de concentrações na atmosfera de gases que causam o efeito estufa. Pela primeira vez, as emissões de dióxido de carbono, CO2, ultrapassaram 400 partes por milhão.
O fenômeno El Niño seria o principal “culpado” dos níveis recordes de gases na atmosfera. Segundo a OMM, as secas em vários países limitaram a capacidade da terra de absorver dióxido de carbono, que é o principal gás responsável pelo aquecimento global.
Pré-Industrial
Em Genebra, o secretário-executivo da OMM, Petteri Taalas, explicou mais sobre os resultados do levantamento.
Segundo ele, a notícia ruim é que o tempo de vida do dióxido de carbono é muito longo e poderão ser necessários “dezenas de milhares de anos” para que a qualidade do ar volte aos níveis da era pré-industrial.
A OMM revela que os níveis de CO2 na atmosfera estão 144% acima do patamar registrado em 1750. Outros gases também estão com volume recorde: óxido nitroso (121% acima da era pré-industrial) e metano (aumento de 256%).
A agência da ONU acredita que as concentrações de dióxido de carbono continuarão acima de 400 partes por milhão até o fim do ano e provavelmente não irão diminuir “pelas próximas gerações”. (Rádio ONU/ #Envolverde)
* Publicado originalmente no site da Rádio ONU.

Nenhum comentário: