Powered By Blogger

domingo, 8 de novembro de 2015

SERES SENCIENTES : Animais podem chorar?

08 de novembro de 2015 

Redação ANDA
Foto: Toronto Pig Save
Foto: Toronto Pig Save
Será que os animais podem ter emoções? Mais especificamente, os animais podem realmente chorar lágrimas de tristeza?
Essa é uma dúvida tão antiga quanto nosso relacionamento com os próprios animais.
Mas, primeiro, precisamos entender a diferença entre derramar lágrimas e chorar. Do ponto de vista estritamente científico, uma lágrima é simplesmente um líquido que emana de um olho.
Durante anos, a ciência tem divulgado que lágrimas de tristeza são exclusivas dos humanos.
Em seu livro, “Why Only Humans Weep: Unravelling the Mysteries of Tears”, o estudioso holandês Ad Vingerhoets escreve: “Em relação a produzir lágrimas emocionais, nós somos a única espécie.”
Mas a produção de lágrimas é realmente comum em muitos animais, incluindo cães, gatos e elefantes, de acordo com talvez o cientista mais famoso que já viveu.
Em 1872, Charles Darwin falou em “A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais” sobre um elefante infeliz que ele observou:
“O seu sofrimento o afetava muito; sua violência transformou-se em prostração. Ele se deitou no chão, proferindo gritos de dor, com lágrimas escorrendo pelo seu rosto.”
Foto: Lisa Burchell
Foto: Lisa Burchell
Mais do que um século mais tarde, outro elefante quebrou o coração do mundo, com o que parecia muito com lágrimas de tristeza.
Em 2013, o bebê Zhuang Zhuang pareceu chorar incontrolavelmente quando rejeitado por sua mãe. Bem, não apenas rejeitado, quase pisoteado até a morte.
Na época, um funcionário do abrigo onde Zhuang Zhuang era mantida disse aos repórteres: “Ele não podia suportar ser separado de sua mãe e foi a sua mãe que estava tentando matá-lo.”
Essas lágrimas devem ser tão tristes e salgadas como qualquer uma derramada por seres humanos, não?
O problema é que a maioria de nossas provas só vêm de pistas visuais. Mas se o animal está em uma situação que reconhecemos como triste e está derramando lágrimas, que provas mais precisamos?
Foto: Anita Krajnc
Foto: Anita Krajnc
Se alguém tem experiência com as emoções dos animais, é a ativista Anita Krajnc.
Fundadora do Toronto Pig Save, a ativista está enfrentando acusações criminais por dar água a animais sedentos no caminho para um matadouro.
Ao visitar um frigorífico industrial local em 2014, ela ouviu um coro esmagador de emoções.
“As vacas mugiam e rugiam como elefantes”, contou Krajnc ao Dodo. “Elas choravam de desespero. Elas gritavam alertando as outras e mugiam em solidariedade.”
Talvez ela não pudesse ver as lágrimas de emoção. Mas isso não é irrelevante? Quando alguém fere um animal, eles não gritam, gemem e tremem? As lágrimas não são a única maneira de expressar dor, mas a partir de uma perspectiva humana, contamos com elas como uma indicação mais óbvia.
“Um bezerro preto e branco me lambia repetidamente”, lembra Krajnc. “Senti que o traia quando eu saí.”
Talvez, seja hora de pararmos de olhar para a ciência para nos dizer se os animais podem emitir lágrimas de tristeza e, em vez disso, olhar para nossos corações.

    Nenhum comentário: