quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Equipe salva-vidas em Canasvieiras - ANA ECHEVENGUÁ

A praia de Canasvieiras, no norte da ilha de Florianópolis-SC está lotada. Ocupação máxima. Dinheiro no bolso para muitos. Sua areia está quase intransitável. Os banhistas juntam-se aos vendedores ambulantes, ao pessoal que aluga cadeira e guarda-sol, ao que aluga equipamentos náuticos... somado a isso, há o esgoto e água residual correndo na areia, incentivando o novo esporte denominado ‘salto sobre esgoto’.

Lembrei agora dos cachorros que ainda não aprenderam a ler ou decifrar as placas indicativas de ‘proibido cachorro na praia’.

Ah! Ontem, recebi a seguinte mensagem: “Alguém reparou nos novos moradores da praia? Estão entre a Heitor Bittencourt e o Canto das Pedras. Vi diversas barracas ali no sábado, e ontem novamente. É permitido acampar na beira da praia?



Também ouvi alguém reclamar que lotearam a praia para o pessoal dos caiaques, dos passeios de lancha com banana boat, etc... estes ocupam uma área considerável do mar; e quem não pratica natação, não percebe.



Mas, no meio dessa confusão – que nos faz rezar pelo fim da temporada de verão – há algo muito positivo.



Refiro-me à equipe de salva-vidas que atua na nossa praia. E que está fazendo um trabalho interessante com várias crianças. Aulinhas instrutivas sobre meio ambiente, saúde, primeiros socorros... http://www.youtube.com/watch?v=3-8GDFchAGY



Segundo Rafael Ruschel, o trabalho com as crianças é bem satisfatório porque elas entendem a importância de preservar a praia, querem aprender sobre saúde e salvamento e sugerem as atividades que gostariam de desenvolver. Muitos gostam de capoeira, futebol, por exemplo...

A maior parte dessa equipe é composta de voluntários – vinculados ao Serviço Voluntário de Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina -, conforme Lei 13.880/2006. Recebem tão somente diárias. Em Passo de Torres-SC, a prefeitura doou protetor solar ao grupo que atua em suas praias porque o governo estadual não tinha verba para fornecer esse produto.

Gente, é ou não é emocionante? Todos – crianças e salva-vidas merecem palmas e elogios.
***************************
FONTE : Ana Echevenguá,advogada ambientalista - OAB/SC 17.413
Instituto Eco&Ação - www.ecoeacao.com.br
(48) 91343713 (vivo)
(48) 96459621 (tim)
Florianópolis - SC.

Nenhum comentário: