Powered By Blogger

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Jovens de todo o mundo vão discutir como cuidar do planeta

1ª Conferência Internacional Infanto-Juvenil reunirá cerca de 500 adolescentes para tratar dos problemas socioambientais globais, com foco nas mudanças climáticas.

Cerca de 500 jovens de cinquenta nacionalidades estarão em Brasília, de 5 a 10 de junho, para discutir meio ambiente, durante a 1ª Conferência Internacional Infanto-Juvenil - Vamos Cuidar do Planeta (Confint). Com idades entre 12 e 16 anos, os adolescentes vão debater os problemas socioambientais globais, com o foco nas mudanças climáticas.

Diferente das conferências adulto, onde são propostas políticas sobre o tema, na Confint os jovens dão o exemplo com a Carta das Responsabilidades. Ao participar de atividades lúdicas, oficinas práticas, diálogos interculturais e intergeracionais, eles constroem o compromisso de agir e fazer do planeta um lugar melhor, promovendo ações sustentáveis que devem ser implementadas local e globalmente.

O evento permite, também, que crianças e jovens do mundo todo se apropriem dos compromissos globais, assumindo responsabilidades para a construção de sociedades sustentáveis, e promover uma rede de cuidados com o planeta.

A realização da conferência internacional é uma iniciativa dos ministérios do Meio Ambiente e da Educação. A conferência internacional tem como base a experiência brasileira na realização de três Conferências Nacionais Infanto Juvenil do Meio Ambiente.

Ao aceitar participar da Confint, cada país assume o compromisso de realizar a sua etapa nacional da conferência. Os debates começam nas escolas mobilizando estudantes, professores e as comunidades locais sobre as vantagens do meio ambiente preservado, contribuindo para a transformação da qualidade de vida local. Em cada etapa escolar são plantadas dez árvores. Depois, segue para a realização do encontro nacional.

A etapa mundial permite aos educadores e jovens compartilhar as experiências vividas em suas comunidades e países, e elaborar uma carta de responsabilidades e ações. A Conferência Internacional é um projeto que se insere na Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) da ONU.

Veja os países que vão cadastrados para a Confint (http://cuidar-planeta.info/bdf/pt/liste.html)
***********************************
FONTE : Carlos Américo, do MMA (Envolverde/MMA)

Um comentário:

Suziley disse...

Boa noite, Jaime:
Boa informação na postagem.
Um abraço, :)
Suziley.