Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

GISELE PECHIO e a COLEÇÃO TOBBY


A primeira entrevista de Gisele Pecchio, autora da Coleção Toby, pioneira no formato acessível para crianças no Brasil, foi realizada pelo jornalista Adalberto Piotto, âncora de programa diário (CBN Total) na Rádio CBN, dia 9 de outubro de 2003. Na época, a emissora ainda não havia digitalizado o sistema de transmissão e a gravação que resultou nesse audiovisual foi digitalizada a partir de K-7. O arquivo compõe a memória de trabalho autoral pioneiro no Brasil, de edição independente, que mereceu a atenção de outros importantes comunicadores, entre eles: Marcus Aurélio Carvalho (Rádio Globo-CBN), Karina Pachiega (TV Diário-Globo Mogi das Cruzes), Fabiana Novelo (Eldorado AM), Luiz Deganello (Trianon) e José Paulo de Andrade (BAND), este último o maior de todos os incentivadores do projeto e um incansável apoiador no microfone do Pulo do Gato e do BAND Gente. A vantagem do canal MeninoToby no YouTube é poder reunir esta memória do Rádio, com a memória visual, em espaço interativo onde cabem correções, opiniões e atualizações contínuas ao projeto cultural e educativo da autora. Por falar em correção, a escola Amauri Marques de Oliveira, citada na entrevista, em 2003, compõe a rede de ensino particular da cidade de Osasco (SP).

A autora Gisele Pecchio (Coleção Toby) realiza a primeira oficina literária gratuita para crianças do ano 2010 nas lojas da Livraria da Vila. Durante 60 minutos a escritora conversou, leu e coloriu com as crianças utilizando recursos em áudio e vídeo para contar as aventuras ecológicas do cão Toby, protagonista das histórias da primeira coleção em formato acessível para crianças, de edição da própria autora. Os livros se apresentam em áudio, tinta, braile e tinta ampliada. Ilustrações de José Carlos Mecchi (personagens), Gladys Ometto (paisagens em óleo sobre tela), pintura eletrônica de Lis Mônica e Renato Alexandre de Oliveira e música "O Cão", de Zé Paulo Medeiros. Dias 11 e 19 de janeiro de 2010 nas lojas Fradique Coutinho e Lorena da Livraria da Vila. Evento gratuito para difusão do projeto autoral de Gisele Pecchio cujo papel social é contribuir para a construção do caráter a partir da consciência crítica para temas relacionados ao ser humano e sua atuação no meio ambiente em igualdade de oportunidade para todos os leitores por meio de livros em formato acessível. Mais sobre autora e obra em www.gpecchio.blogspot.com

Um comentário:

antes que a natureza morra disse...

RECEBIDO POR E-MAIL
********************************
From: Gisele Pecchio
Sent: Thursday, February 25, 2010 8:05 PM
To: jamespizarro@hotmail.com
Subject: seu blog


Prezado Prof. James Pizarro,

Acabo de visitar o seu blog.
Parabéns pelo trabalho, que já estou seguindo.
Convido-o a conhecer e seguir o meu blog.
Escrevo e edito os meus próprios livros, em formato acessível para crianças de todas as idades.
A missão de Toby, protagonista das minhas histórias, é falar sobre a natureza e sobre as boas práticas na interação do ser humano com o meio.
Abraço meu,

Gisele Pecchio
www.gpecchio.blogspot.com

www.youtube.com/meninotoby