Powered By Blogger

terça-feira, 22 de agosto de 2017




Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Agrotóxicos, Água, Amazônia, Energia, Licenciamento Ambiental, Povos Indígenas, Quilombolas, Regularização Ambiental
Ano 17
22/08/2017

 

Quilombolas

 
  A Feira de Troca de Sementes e Mudas dos Quilombos do Vale do Ribeira, que completou 10 edições, demonstra o poder de mobilização dos quilombos e a força da produção do Sistema Agrícola Quilombola - Direto do ISA, 22/8.
  
 

Energia

 
  O Ministério de Minas e Energia propôs ao governo incluir a Eletrobras no programa de privatizações. A ideia é lançar novas ações da estatal em Bolsa, diluindo a participação da União, que deixará de ter o controle da empresa, mas manteria o direito a veto em decisões estratégicas. O objetivo é arrecadar R$ 20 bilhões. Itaipu Binacional e usinas nucleares não seriam incluídas na privatização - OESP, 22/8, Economia, p.B1 e B3; O Globo, 22/8, Economia, p.17; FSP, 22/8, Mercado, p.A18.
  
 

Água

 
  Remanso, município do norte da Bahia, tem problemas de abastecimento de água. Remanso é uma das dezenas de cidades ribeirinhas que ficaram com a construção de sistemas de distribuição de água e tratamento de esgoto pela metade -obras que fazem parte do projeto de revitalização do Rio São Francisco. Lançado há um ano pelo presidente Michel Temer com a promessa de retomar estas obras, o "Plano Novo Chico" não mudou o cenário de Remanso, da vizinha Sento Sé e de outras cidades das margens do rio. A execução orçamentária mostra queda nos investimentos em combate à erosão, obras em hidrovias, sistemas de água, saneamento e coleta de lixo nas cidades - FSP, 22/8, Cotidiano, p.B1.
  
 

Licenciamento Ambiental

 
  No mesmo dia em que foi confirmada a demissão do secretário Gilberto Natalini, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, ainda sob seu comando, relatou à Justiça de São Paulo uma série de irregularidades e suspeitas envolvendo licenças ambientais de obras na capital, que vão da falta de pagamento de taxas por construtores à pressão e ameaça a servidores por empresas de consultoria que cuidam dos processos de liberação de empreendimentos. A Justiça já encaminhou as informações ao Ministério Público, e a Prefeitura investiga a denúncia - OESP, 21/8, Metrópole, p.A15.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: