Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Mudanças Climáticas: Estudo estima a tendência de inundações mais intensas nas cidades e secas nas áreas rurais

University of New South Wales*

Uma análise global exaustiva das chuvas e dos rios mostra sinais de uma mudança radical nos padrões de fluxo, com inundações mais intensas nas cidades, acompanhadas de um campo mais seco.


Avaliação global de inundações e tempestades extremas com temperaturas aumentadas - Precipitação e de vazão de escala com a temperatura para os 99 ° percentil. ( A ) dimensionamento precipitação. ( B ) Escala de fluxo de fluxo. ( C ) Densidade de probabilidade dos coeficientes de escala para a América do Nordeste. ( D ) Densidade de probabilidade dos coeficientes de escala para a Alemanha. ( E ) Densidade de probabilidade dos coeficientes de escala para o sudeste da Austrália. O dimensionamento foi calculado usando regressão quantile e interpolado usando uma spline de alisamento de placas finas
Avaliação global de inundações e tempestades extremas com temperaturas aumentadas – Precipitação e de vazão de escala com a temperatura para os 99 ° percentil. ( A ) dimensionamento precipitação. ( B ) Escala de fluxo de fluxo. ( C ) Densidade de probabilidade dos coeficientes de escala para a América do Nordeste. ( D ) Densidade de probabilidade dos coeficientes de escala para a Alemanha. ( E ) Densidade de probabilidade dos coeficientes de escala para o sudeste da Austrália.

Solos mais secos e fluxo de água reduzido nas áreas rurais, ao mesmo tempo que chuvas mais intensas sobrecarregam as infraestruturas, causando inundações e transbordamentos de águas pluviais nos centros urbanos. Essa é a descoberta de um estudo exaustivo dos sistemas pluviais, com base em dados coletados de mais de 43 mil estações de precipitação e 5,3 mil sites de monitoramento de rios em 160 países.
O estudo, realizado por engenheiros da Universidade de Nova Gales do Sul em Sydney e que aparece na última edição da revista Scientific Reports , explorou como o aumento das temperaturas locais devido à mudança climática pode afetar os fluxos dos rios.
Como esperado, encontrou temperaturas mais quentes levando a tempestades mais intensas, o que faz sentido: uma atmosfera aquecida significa ar mais quente e o ar mais quente pode armazenar mais umidade. Então, quando as chuvas vêm, há muito mais água na atmosfera e, portanto, a chuva é mais intensa.
Mas houve um quebra-cabeça crescente: por que as inundações não aumentam na mesma taxa que a maior precipitação?
A resposta acabou por ser a outra faceta do aumento das temperaturas: mais evaporação de solos úmidos faz com que se tornem mais secas antes de ocorrer qualquer nova chuva – solos úmidos que são necessários nas áreas rurais para sustentar vegetação e gado. Enquanto isso, pequenas bacias hidrográficas e áreas urbanas, onde há extensões limitadas de solo para capturar e reter a umidade, os mesmos aguaceiros intensos tornam-se inundações igualmente intensas, com força esmagadora na infraestrutura esmagadora de águas pluviais..
“Uma vez que analisamos a massa de dados, esse padrão foi muito claro”, diz Ashish Sharma, professora de hidrologia da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UNSW. “O fato de confiar nos dados de fluxo e precipitação, observados em todo o mundo, em vez de simulações de modelos, significa que estamos vendo um efeito do mundo real – um que não era aparente antes”.
“É um duplo golpe”, disse Conrad Wasko, principal autor do trabalho e pós-doutorado no Centro de Pesquisa de Água da UNSW. “As pessoas estão migrando cada vez mais para as cidades, onde as inundações estão piorando. Ao mesmo tempo, precisamos de fluxos adequados nas áreas rurais para sustentar a agricultura para abastecer essas populações urbanas em expansão”.
O dano global para inundações custou mais de US $ 50 bilhões em 2013. Espera-se que isso seja mais que duplicado nos próximos 20 anos, à medida que as tempestades extremas e as chuvas se intensificam e um número crescente de pessoas se deslocam para os centros urbanos. Enquanto isso, a população global nos próximos 20 anos deverá aumentar mais 23% dos 7,3 bilhões para 9 bilhões de hoje – exigindo maior produtividade e, portanto, maior segurança hídrica. A redução dos fluxos observados por este estudo torna este um desafio ainda maior do que antes.
“Precisamos nos adaptar a essa realidade emergente”, disse Sharma. “Talvez devemos fazer o que foi feito para tornar habitáveis os locais inabitáveis: recursos de engenharia para garantir um acesso estável e controlado à água. Lugares como a Califórnia, ou grande parte da Holanda, prosperam devido à engenharia civil extensa. Talvez um esforço semelhante seja preciso para lidar com as consequências de um clima em mudança, ao entrar numa era em que a disponibilidade de água não é tão confiável quanto antes “.
“A mudança climática continua a nos entregar surpresas desagradáveis”, diz Mark Hoffman, Decano de Engenharia da UNSW. “No entanto, como engenheiros, nosso papel é identificar o problema e desenvolver soluções. Conhecer o problema é muitas vezes a metade da batalha, e esse estudo definitivamente identificou o principal”.
Os dados de precipitação utilizados no estudo foram coletados da Rede Global de Climatologia Histórica, que contém registros de mais de 100.000 estações meteorológicas em 180 países e é administrado pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA. Os dados do fluxo do rio vieram do Banco de Dados de escoamento global, administrado pelo Instituto Federal de Hidrologia da Alemanha, que depende das informações de descarga dos rios, coletadas diariamente ou mensalmente de mais de 9.300 estações em 160 países.
Referência: Conrad Wasko et al, Global assessment of flood and storm extremes with increased temperatures, Scientific Reports (2017).
DOI: 10.1038/s41598-017-08481-1    http://dx.doi.org/10.1038/s41598-017-08481-1
Fonte: University of New South Wales

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 17/08/2017

Nenhum comentário: