sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018



Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA


HOJE:
Amazônia, Mudanças Climáticas, Povos Indígenas, Saneamento, Saúde Indígena, Violência
Ano 17
19/01/2018


Amazônia



PF ataca esquema bilionário de exploração ilícita de madeira da Amazônia

A Polícia Federal, em conjunto com o Ibama e com apoio do MPF, deflagrou nos portos de Manaus a Operação Arquimedes nesta quinta-feira, 18/01. A ação mira interromper o fluxo do transporte clandestino de madeira extraída ilegalmente da floresta amazônica e destinada a grandes comerciantes madeireiros no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos - OESP, 18/01, Blog Fausto Macedo.

 


Mudanças Climáticas



Três últimos anos foram os mais quentes já registrados

Os três últimos anos foram os mais quentes registrados até hoje, e o ritmo do aquecimento global constatado durante este período foi "excepcional", advertiu a ONU nesta quinta-feira (18). "Já foi confirmado que os anos 2015, 2016 e 2017, que se inscrevem claramente na tendência do aquecimento a longo prazo provocado pelo aumento das concentrações atmosféricas de gases de efeito estufa, são os três anos mais quentes registrados até agora", anunciou a Organização Meteorológica Mundial, agência especializada da ONU - FSP, 19/01, Ciência, p.B5.

 


Saneamento



Gestão hídrica é gestão de saúde

"Com a aceleração da mudança climática e a exacerbação de outras crises geopolíticas e de desenvolvimento causadas por seus efeitos, o papel da proteção ambiental na preservação e no aprimoramento do bem-estar humano se tornou incisivamente evidente. Esse reconhecimento está no âmago do conceito de "saúde planetária", que se concentra na saúde da civilização humana e nas condições dos sistemas naturais dos quais ela depende", artigo de Giulio Boccaletti - Valor Econômico, 19/01, Opinião, p.A13.

A reforma regulatória do setor de saneamento

"No aniversário de 10 anos do marco regulatório do setor de saneamento, o governo federal busca alterar a legislação setorial como forma de fomentar a participação da iniciativa privada e aprimorar os índices de prestação dos serviços. Proposta divulgada recentemente visa alterar a Lei de criação da ANA e Marco Regulatório de Saneamento, excepcionando algumas disposições da Lei de Consórcios Públicos. A reforma, como foi apresentada, viria por meio de uma Medida Provisória, cuja minuta foi disponibilizada ao público agora no final do ano", artigo de Rosane Lohbauer e Fernando Gallacci - Valor Econômico, 19/01, Opinião, p.A12.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Em visita ao Peru, Papa recebe hoje lideranças indígenas brasileiras e bispos
Indígenas em Florianópolis são acolhidos em terminal abandonado e sem luz
Em Santa Rosa do Purus, indígenas denunciam descaso com a saúde nas comunidades da região
ONG denuncia violência contra ativistas rurais e líderes indígenas no Brasil
Índios fecham cruzamento de avenidas durante protesto em Londrina
Pesquisadores do Pará começam a usar novo sistema de monitoramento da Amazônia
Desmontado esquema ilegal gigante de exportação de madeira da Amazônia
Indústria do turismo despeja indígenas da “Costa do Descobrimento”
FAO critica preconceito de gênero, classe e etnia enfrentado por mulheres indígenas
Novo diretor de desapropriações do Incra foi réu por grilagem

Nenhum comentário: