Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Parque das Neblinas (SP) é aberto para observadores de aves

O Parque das Neblinas, reserva ambiental da Suzano Papel e Celulose gerida pelo Instituto Ecofuturo e localizada no alto da Serra do Mar, em Mogi das Cruzes e Bertioga (SP), tem se tornado referência para a prática de birdwatching (em português, observação de aves). Devido à vasta diversidade presente no local, o espaço atrai os chamados birdwatchers (observadores de aves), praticantes da atividade que têm como objetivo registrar, contemplar e fotografar aves em seu habitat natural, sem interferir no seu comportamento ou no ambiente.
Com mais de 1.250 espécies da biodiversidade registradas em sua área de seis mil hectares, o Parque proporciona uma experiência diferenciada em meio à natureza. Os observadores que visitam a reserva têm a oportunidade de avistar algumas das 243 espécies de aves já registradas. Dessas, 25 ocorrem apenas na Mata Atlântica, como a jacutinga.
“O Parque das Neblinas é muito rico em espécies e possui estrutura e segurança que favorecem a atividade. Neste ano, devemos desenvolver ações para incentivar a prática, pois além de ser uma atividade de baixíssimo impacto, esse grupo de visitantes contribui para complementar a lista de espécies identificadas na área”, afirma Paulo Groke, diretor de Sustentabilidade do Instituto Ecofuturo.
Para complementar o passeio, o visitante tem ainda a opção de contratar alimentação com um toque regional. As refeições são preparadas pela equipe da Natural da Mata, empresa da comunidade local, e inclui receitas com ingredientes nativos da Mata Atlântica, como cambuci e frutos da palmeira-juçara, servidas no fogão à lenha. O Parque oferece também outras atividades que contribuem para aproximação das pessoas com o meio ambiente, como trilhas, canoagem, cicloturismo e camping. Para visitas é necessário agendamento prévio, com ao menos 48h de antecedência. (#Envolverde)

Nenhum comentário: