Powered By Blogger

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Estudo indica que eventos climáticos extremos serão maiores se os objetivos do Acordo de Paris não forem atingidos

O Acordo de Paris tem objetivos ambiciosos de limitar o aumento da temperatura que não serão cumpridos pelos compromissos vigentes. Essa diferença poderia tornar o mundo mais mais propenso ao clima extremo.

Por Taylor Kubota, Stanford University, Stanford, CA. *

Mapas que mostram o risco de experimentar dias recordes em três cenários de temperatura global. O cenário atual mostra nosso risco atual com o clima pré-industrial como linha de base. Tanto o mapa de aspiração quanto o mapa de compromisso do país mostram o aumento desse risco comparado ao presente. (Crédito da imagem: Kurt Hickman)
Mapas que mostram o risco de experimentar dias recordes em três cenários de temperatura global. O cenário atual mostra nosso risco atual com o clima pré-industrial como linha de base. Tanto o mapa de aspiração quanto o mapa de compromisso do país mostram o aumento desse risco comparado ao presente. (Crédito da imagem: Kurt Hickman)

Os compromissos individuais, assumidos pelas partes do Acordo de Paris das Nações Unidas, não são suficientes para cumprir o objetivo geral do acordo de limitar o aumento da temperatura global a menos de 2 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais. A diferença entre o objetivo da ONU e os compromissos reais do país é de apenas 1 C, o que pode parecer negligenciável. Mas um estudo da Universidade de Stanford, publicado em 14 de fevereiro em Science Advances , descobre que mesmo essa diferença de 1 grau poderia aumentar a probabilidade de clima extremo.
Neste estudo, Noah Diffenbaugh , professora da Fundação Kara J da Ciência do Sistema da Terra na Escola de Ciências da Terra, Energia e Meio Ambiente de Stanford e colegas pesquisadores da Universidade de Columbia e Dartmouth College, expandiram o trabalho anterior analisando os dados históricos do clima, o que demonstrou como os gases de efeito estufa as emissões aumentaram a probabilidade de agravar eventos quentes, úmidos e secos no clima atual.
Agora, o grupo analisou modelos similares para estimar a probabilidade de eventos climáticos extremos no futuro em dois cenários do Acordo de Paris: aumentos de 1,5 para 2 graus, se os países atenderem às suas aspirações, ou 2 a 3 graus se cumprirem os compromissos que eles fizeram.
“Os grandes aumentos na probabilidade de eventos de criação de registro são reduzidos se o mundo alcançar os objetivos ambiciosos e não os compromissos reais”, disse Diffenbaugh, que também é o Kimmelman Family Senior Fellow no Stanford Woods Institute for the Environment . “Ao mesmo tempo, mesmo que esses alvos ambiciosos sejam atingidos, ainda viveremos em um clima que tenha uma probabilidade substancialmente maior de eventos sem precedentes do que aquele em que estamos”.
Eventos extremos agora e no futuro
O novo estudo é a mais recente aplicação de uma estrutura de eventos extremos que Diffenbaugh e outros pesquisadores de Stanford vem desenvolvendo há anos. Eles aplicaram esse quadro a eventos individuais, como a seca da Califórnia 2012-2017 e as inundações catastróficas no norte da Índia, em junho de 2013 .
Em seu artigo de 2017 sobre eventos graves, eles descobriram que o aquecimento global, em razão das emissões humanas de gases de efeito estufa, aumentou as chances dos eventos climáticos mais comuns em mais de 80% do globo, para o qual as observações confiáveis estavam disponíveis, além de aumentar a probabilidade de chuvas e secas extremas.
A estrutura baseia-se numa combinação de observações climáticas históricas e modelos climáticos capazes de simular a circulação global da atmosfera e do oceano. O grupo usa o resultado desses modelos em duas condições: um que inclui apenas influências climáticas naturais, como atividade de mancha solar ou vulcão, e outra que também inclui influências humanas, como o aumento das concentrações de dióxido de carbono. Os pesquisadores comparam as simulações com dados históricos de eventos extremos para testar se a condição com influências naturais ou humanas representa melhor a realidade.
Para o novo estudo, os pesquisadores ampliaram o número de modelos climáticos de seu artigo anterior que investigaram o grau 1 de aquecimento global que já ocorreu, fortalecendo suas conclusões anteriores. Então, eles usaram suas descobertas para prever as probabilidades de eventos graves nos dois cenários do Acordo de Paris.
Embora os pesquisadores soubessem que o aumento da temperatura provavelmente levaria a aumentos nos eventos climáticos extremos e a grande diferença nos resultados dos dois cenários os surpreendeu.
Os pesquisadores descobriram que as emissões consistentes com os compromissos assumidos pelos países provavelmente resultarão em um aumento de mais de cinco vezes na probabilidade de recorde nas noites quentes em aproximadamente 50% da Europa e mais de 25% da Ásia Oriental. 2 a 3 graus de aquecimento global também, provavelmente, resultaria em um aumento maior do que triplo em dias úmidos recorde em mais de 35% da América do Norte, Europa e Ásia Oriental. Os autores descobriram que esse nível de aquecimento também provavelmente levará a aumentos nos dias quentes, além de noites frias e períodos de neve mais curtos.
Cumprir o objetivo do acordo de Paris, de manter o aquecimento em escala global para menos de 2 graus, é susceptível de reduzir a área do globo que experimentaria maisque três aumentos na probabilidade de eventos de criação de registros. No entanto, mesmo neste nível ‘reduzido’ de aquecimento global, o mundo ainda é susceptível de ver aumentos nos eventos, em comparação com o presente.
Uma oportunidade para avançar
Quando as pessoas criam uma barragem, planejam a gestão de um rio ou se construem em uma planície de inundação, é prática comum basear decisões em dados históricos passados. Este estudo fornece mais evidências de que essas probabilidades históricas já não se aplicam em muitas partes do mundo. A nova análise ajuda a esclarecer o que é provável que o clima pareça no futuro e poderia ajudar os decisores a planejarem adequadamente.
“Os danos causados por eventos climáticos e climáticos extremos estão aumentando, e 2017 foi o ano mais quente sem um El Niño registrado”, disse Diffenbaugh. “Estes custos crescentes são um dos muitos sinais de que não estamos preparados para o clima de hoje, e muito menos para um outro grau de aquecimento global”.
“Mas a boa notícia é que não precisamos esperar e desistir”, acrescentou Diffenbaugh. “Em vez disso, podemos usar esse tipo de pesquisa para tomar decisões que criem resiliência agora e nos ajude a estar preparados para o clima que enfrentaremos no futuro”.
Co-autores adicionais deste artigo são Deepti Singh pós-doutorado na Universidade de Columbia e faculdade entrante na Universidade Estadual de Washington, e Justin Mankin, pesquisador pesquisador e membro do corpo docente entrante no Dartmouth College e cientista da Universidade de Columbia e do Instituto Goddard da NASA para o Espaço Estudos. Singh e Mankin completaram seus diplomas de doutorado trabalhando com Diffenbaugh em Stanford.

Referência:
Unprecedented climate events: Historical changes, aspirational targets, and national commitments
Noah S. Diffenbaugh1, Deepti Singh and Justin S. Mankin
Science Advances 14 Feb 2018:
Vol. 4, no. 2, eaao3354
DOI: 10.1126/sciadv.aao3354
http://advances.sciencemag.org/content/4/2/eaao3354

* Tradução e edição de Henrique Cortez.
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 15/02/2018


Nenhum comentário: