Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Cerca de um terço dos solos do mundo está degradado devido a problemas de manejo, diz a FAO

FAO: poluição contribui para perdas de bilhões de toneladas de solos por ano

Um terço dos solos está degradado devido a problemas de manejo; agência da ONU destaca que resolver problema da poluição dos solos é essencial para combater mudança climática.


Para a FAO combater a poluição dos solos é essencial para tratar o problema da mudança climática. Foto: ONU/Logan Abassi
Para a FAO combater a poluição dos solos é essencial para tratar o problema da mudança climática. Foto: ONU/Logan Abassi

Leda Letra, da ONU News em Nova Iorque.
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, está chamando a atenção para o problema da poluição dos solos. A agência organizou recentemente em sua sede em Roma, na Itália, uma conferência sobre o assunto.
A poluição é causada principalmente pelo excesso de químicos nos solos. Cerca de um terço dos solos do mundo está degradado devido a problemas de manejo. E segundo a FAO, dezenas de bilhões de toneladas de solos são perdidas por ano, sendo a poluição uma das causas.
Prejuízos
A agência da ONU explica que o excesso de nitrogênio e traços de chumbo, de mercúrio e de outras substâncias prejudicam o metabolismo das plantações e as colheitas.
Quando esses poluentes entram na cadeia alimentar, existem riscos para a segurança dos alimentos, para fontes de água e para a saúde humana. A FAO destaca que combater a poluição dos solos é essencial para tratar o problema da mudança climática.
Na reunião da FAO sobre o assunto, foram endossadas iniciativas para facilitar a troca de informações entre especialistas e países, incluindo a criação de uma rede global de laboratórios de solos.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 28/06/2017

Nenhum comentário: