App foi desenvolvido pelo Instituto Totum. Parceria entre International REC Standard e Instituto Totum traz ainda plataforma mundial Renewable Energy Certificate (REC) para o Brasil.
Os usuários de telefone celular têm agora a opção de carregar os seus aparelhos usando energia renovável graças ao aplicativo ZIIT, que será lançado dia 31 de agosto, durante a 7ª edição do Brazil Wind Power, no Rio de Janeiro.
Inédito no mundo, o aplicativo foi desenvolvido pelo Instituto Totum, encarregado da gestão do Programa de Certificação em Energia Renovável criado pela Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e pela Associação Brasileira de Energia Limpa (Abragel). O ZIIT, que já está disponível gratuitamente para download, pode ser instalado nos sistemas operacionais IOS e Android.
Ao baixar o aplicativo, o usuário está automaticamente adquirindo Certificados de Energia Renovável (CER) de empresas ou empreendimentos que, comprovadamente, geram energia limpa. Só que quem está adquirindo esses certificados no mercado é o Instituto Totum.
O ZIIT monitora a energia utilizada para o carregamento de celulares e adquire CER mesma quantidade, em função da escolha da fonte renovável pelo usuário: solar, eólica, biomassa ou hídrica.
O Totum garante que para cada watt-hora (Wh) consumido pelo aparelho celular foi gerado um Wh equivalente de uma das fontes de energia renováveis escolhidos pelo usuário.
“O ZIIT aproxima a geração de energia limpa do consumidor final, despertando seu interesse e incentivando investimentos em energia renovável que, dentre outras vantagens, reduz a emissão de CO2 na atmosfera”, afirma o diretor do Instituto Totum, Fernando Lopes.
Parceria entre International REC Standard e Instituto Totum
A partir de setembro de 2016 será possível registrar projetos de energia renovável e emitir RECs compatíveis com a plataforma I-REC no Brasil. Os empreendimentos de energia renovável poderão ser listados na plataforma mundial I-REC Services graças a uma parceria entre o Instituto Totum e a International REC Standard. “Esperamos ver uma demanda crescente por energia renovável no Brasil. Esta parceria vai contribuir para aumentar a consciência dos consumidores sobre o direito de escolher eletricidade produzida a partir de fontes renováveis para suas casas e empresas “, afirma o diretor do Totum, Fernando G. Lopes.
O Instituto Totum coordena o programa de certificação de energia renovável no Brasil, e é o emitente local dos RECs (cada certificado equivale a 1 MWh de eletricidade produzida a partir de fontes renováveis). Cabe ao Totum ao Totum a responsabilidade pela verificação dos empreendimentos de geração de energia no País e a respectiva emissão dos certificados.
Lançado em 2015, o padrão I-REC autorizou emissores em mais de 10 países no mundo, que já certificaram mais de 50 projetos de energia. O uso do padrão I-REC para projetos nacionais tende a crescer, pois os consumidores estão reconhecendo os benefícios dessa normatização internacional.
Lançado em 2015, o padrão I-REC autorizou emissores em mais de 10 países no mundo, que já certificaram mais de 50 projetos de energia. O uso do padrão I-REC para projetos nacionais tende a crescer, pois os consumidores estão reconhecendo os benefícios dessa normatização internacional.
De acordo com Lopes, do Totum, empresas internacionais com operações no Brasil devem ser os primeiros usuários do sistema pelo fato de já estarem familiarizados com o padrão I-REC e os seus rigorosos requisitos e procedimentos de produção de energia renovável, emissão de certificados e verificação de dados necessários para evitar a dupla contagem ou dupla emissão de RECs. No longo prazo, a expectativa é de que o padrão I-REC também seja utilizado pelas pequenas e médias empresas.
O primeiro empreendimento no País a ser certificado com o padrão I-REC pelo Totum é a Usina Eólica Macaúbas Energética S.A., no estado da Bahia, controlada pela subsidiária brasileira da norueguesa Statkraft. A Statkraft uniu esforços com o Instituto Totum e I-REC Services para abrir este mercado no Brasil, após experiências de sucesso na Europa e outras partes do mundo.
A parceria com a I-REC Standard é um reconhecimento pelo trabalho do Totum na área de energias renováveis desde 2012, em estreita colaboração com a Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa (Abragel), Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica) e Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) no âmbito do Programa de Certificação de Energia Renovável, responsável pela comercialização de mais de 45.000 mil RECs desde março 2014.
Sobre o Instituto Totum
O Instituto Totum é um Organismo de Certificação que atua no mercado de auditoria independente, selos e programas de autoregulamentação, desde 2006, gerenciando mais de uma dezena de selos e programas de certificação nos mais variados segmentos. Ele fornece soluções integradas aos clientes, desde a concepção até a execução de projetos concebidos para integrar e desenvolver cadeias de negócios através de selos e certificações setoriais. (#Envolverde)
Nenhum comentário:
Postar um comentário