Lançado em setembro, similar às ferramentas voltadas para mobilidade, como Waze, aplicativo permite que usuário sinalize falta d’agua e visualize outras ocorrências, em tempo real, em SP; Notificações se concentram na região abastecida pelo Cantareira e áreas que passaram a ser atendidas por outros sistemas em função das obras implantadas pela SABESP
Por Leandro Matulja, Leticia Zioni e Larissa Marques, da Agência Lema
São Paulo, novembro de 2015 – A Aliança Pela Água, rede que reúne mais de 60 entidades entre ONGs, especialistas e movimentos sociais, lança nesta quarta-feira, 18 de novembro, o primeiro relatório referente às denúncias de falta d’águasinalizadas no aplicativo “Tá Faltando Água”.
O relatório é baseado nos dados coletados nos primeiros 45 dias após seu lançamento, de acordo com orientações do Ministério Público do Estado de SP, que pretende utilizar essas notificações como elemento de prova para adoção de medidas judiciais pertinentes. A íntegra do relatório será entregue ao Comitê de Crise Hídrica do Estado de São Paulo, nesta quinta, 19 de novembro.
Acesse o relatório pelo link: www.saladecrise.com.br
Entre os dias 10 de setembro e 26 de outubro de 2015, o aplicativo recebeu 10.593 denúncias de falta d’agua, em uma média de 235 ocorrências por dia distribuídas em 354 municípios. Apesar de direcionado ao público da Grande São Paulo, local onde a ação da Aliança tem se concentrado desde a sua criação, em outubro de 2014, foram registradas ocorrências em todos os estados brasileiros, com exceção de Amapá.
No estado de São Paulo, foram recebidas 8.113 denúncias em 105 municípios paulistas, sendo que a maior concentração de notificações foi em 32 dos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, onde a capital lidera com quase 6 mil ocorrências, seguida de Guarulhos e Santo André. Entre os 10 municípios com mais denúncias, sete são atendidos pela SABESP e três por autarquias municipais que compram água da companhia paulista. Os dados também foram analisados por sistemas produtores de água, onde a região abastecida pelo Cantareira lidera as notificações, seguida das áreas de “flexibilidade” entre sistemas, ou seja, que antes da crise eram abastecidas pelo Cantareira e hoje são atendidas Guarapiranga e Alto Tietê.
“As informações fornecidas pelas pessoas confirmam dados divulgados recentemente pelo Datafolha e site Fiquem Sabendo sobre falta de água, mas também trazem informações novas que é a escassez nos municípios que compram água da Sabesp e nas áreas de “flexibilidade” entre sistemas.”, afirma Marussia Whately, Coordenadora da Aliança Pela Água.
“Os dados apresentados não têm a pretensão de cobrir a totalidade das ocorrências de falta de água, mas sim apresentar uma amostragem por meio de um método de coleta acidental, ou seja, que depende das pessoas baixarem e utilizarem o aplicativo. Mesmo que, estatisticamente, não representem toda a população, os dados quantitativos e qualitativos aqui apresentados trazem uma importante contribuição para a tomada de decisão da sociedade civil e de autoridades, pois não são apenas números, mas situações reais de falta de água. Por isso, também ajudam a desnaturalizar o fenômeno da falta de água, ao qual estamos nos acostumando, desde o início da crise”, explica Carlos Thadeu de Oliveira, gerente técnico do IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.
Waze da falta d’água
Usando os sistemas de geolocalização do próprio celular ou o CEP do imóvel atingido, o “Tá Faltando Água” permite às pessoas que registrem a falta d’agua em seu imóvel. Assim como no aplicativo de trânsito “Waze”, é possível ver a incidência de falta d’agua em tempo real em toda a cidade.
Estão disponíveis duas versões do mesmo aplicativo: uma na internet, desenvolvido pelo Instituto Sócio Ambiental (ISA), para acesso via navegador, e outro para celulares com sistema operacional Android, desenvolvido por voluntários da empresa Autbank.
Responsabilidades
Parte da campanha “Tá Faltando Água”, o aplicativo permite a produção de relatórios detalhados sobre a situação, que serão divulgados periodicamente no site Sala de Crise, da Aliança Pela Água, em formato de relatório e base de dados aberta para análises independentes.
Além da divulgação desses relatórios periódicos, a Aliança pela Água irá encaminhar as informações para as diferentes instâncias e órgãos de governo responsáveis pela gestão de recursos hídricos, saneamento, saúde e defesa civil pedindo providências, e tornará públicas as respostas enviadas por cada um dos órgãos envolvidos.
A campanha “Tá Faltando Água” é um esforço conjunto de diferentes organizações que integram a Aliança Pela Água, e que vão envolver suas redes, além de promover encontros e aulas públicas em diferentes regiões. Conta ainda com a adesão do Coletivo de Luta pela Água, que reúne organizações e movimentos sociais. (Agência Lema/ #Envolverde)
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