17 de novembro de 2015
Por Aisling Maria Cronin/One Green Planet (Tradução: Dhamirah Hashim/ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais)
Não há dúvidas de que o comércio de barbatana de tubarão tem sido devastador para a população mundial de tubarões. Algumas espécies tiveram um declínio de 98% nos números, enquanto mais de 200 outras estão em ameaça de extinção segundo a International Shark Foundation. Aproximadamente 100 milhões de tubarões são mortos por humanos todos os anos, com uma estimativa de 73 milhões desses sendo vítimas do comércio de barbatanas de tubarões.
A prática de retirar a barbatana de um tubarão é cruel e não regulada. O método mais comum do procedimento é simplesmente cortar fora a barbatana enquanto o animal está totalmente consciente. O resto do corpo do tubarão é inútil para os pescadores, então os animais são jogados de volta ao mar, para uma morte lenta e agonizante.
A sopa de barbatana de tubarão tem sido considerada uma iguaria tradicional na China, mas uma série de criativas campanhas conscientizadoras têm se esforçado para mudar a percepção do público chinês sobre o prato nos últimos anos e os ajudar a enxergar que isso está, de fato, levando os tubarões à extinção. No ano passado, foi relatado que Guangzhou – o foco do comércio de barbatana do país – viu um decréscimo de 82% nas vendas. No mesmo ano, a Philippine Airlines aceitou parar de transportar barbatanas de tubarão. Quando a United Parcel Service (UPS) anunciou em agosto que também não iriam mais transportar barbatanas, foi aplaudido como mais uma grande vitória.
No entanto, o fato da FedEx continuar facilitando o comércio de barbatanas transportando os seus produtos têm sido causa para uma preocupação crescente entre ativistas de direitos animais ao redor do mundo. O grupo “Racing Extinction” – responsável pelo incrível documentário com o mesmo nome que agora está conquistando o mundo – voltou a sua atenção para o problema estimulando seguidores do Tumblr a chamar a atenção da FedEx.
“A FedEx tem uma escolha a fazer. Vão se juntar à UPS e outras empresas de transporte e defender os tubarões, ou vão continuar contribuindo para a sua extinção? Agora é a hora de nós todos fazermos nossa parte para salvar os tubarões, e exigir que a FedEx pare de transportar suas barbatanas. A companhia está começando a suar, reconheceu nosso pedido para mudar a sua política e levou o pedido até a sua liderança sênior.”
Eles estão instigando pessoas a ligarem para o CEO da FedEx, Fred Smith, e deixarem uma pequena mensagem exigindo que a sua companhia aja para salvar os tubarões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário