Powered By Blogger

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Sábado, 25/7, é dia de ir às ruas pelas florestas


O Dia Nacional de Mobilização pelo Desmatamento Zero já conta com mais de cem grupos com atividades de conscientização ambiental em todo o Brasil

Dia Nacional de Mobilização pelo Desmatamento Zero

No próximo sábado (25) a população brasileira irá às ruas para exigir um direito essencial. Não se trata do combate à corrupção e também não é pelo aumento da tarifa, mas sim pelo direito a um futuro com água, alimento e clima ameno para todo o planeta.
Já são mais de 160 atividades inscritas, entre coleta de assinaturas, caminhadas, apresentações de teatro, passeatas, shows, mutirões de plantio de mudas e até um flashmob!
Iniciado pelo Greenpeace em 2013, o Dia Nacional de Mobilização pelo Desmatamento Zero está em sua segunda edição e já conta com a participação de diversas pessoas que se mobilizaram pela causa e criaram atividades e intervenções artísticas para chamar a atenção da população para a urgência de proteger as florestas e também coletar assinaturas em apoio ao projeto de lei pelo Desmatamento Zero, que proíbe o corte raso de florestas nativas no País.
Até o momento o projeto de lei já obteve o apoio de mais de 1,2 milhão de brasileiros. É preciso chegar a pelo menos 1,43 milhão de assinaturas para entregar a proposta ao Congresso Nacional.
“Diferente da proposta do governo de tentar cumprir o Código Florestal, lei que ainda permite o desmatamento, clamamos por uma política ambiciosa que coloque fim à destruição das florestas e contribua, de fato, no combate às mudanças climáticas”, afirma Cristiane Mazzetti, da campanha Amazônia do Greenpeace.
Combater o desmatamento deixou de ser uma opção. Há alguns anos o Brasil vem experimentando os primeiros efeitos desta nefasta relação com o meio ambiente, como a crise hídrica no Sudeste, o leito seco do poderoso rio São Francisco e a Pororoca, que deixou de existir graças a ação do homem.
Já perdemos quase 90% da Mata Atlântica e a Amazônia segue pelo mesmo caminho. O bioma já teve 19% de seu total desmatado, e, mesmo que o desmatamento ilegal acabe (ou seja, que o Código Florestal seja cumprido), ainda perderíamos de 10 a 20 milhões de hectares de floresta na Amazônia.
“Só a união dos brasileiros mudaria essa história, mostrando aos nossos governantes que queremos mais ambição na proteção das nossas florestas. Ir às ruas no próximo sábado é uma forma de enviar essa mensagem de maneira clara”, completa Mazzetti.
O Dia Nacional de Mobilização pelo Desmatamento Zero tem o objetivo de encorajar os cidadãos a serem protagonistas dessa transformação. Na edição anterior, em 2013, cerca de 50 cidades participaram. Qualquer pessoa pode inscrever uma atividade até sexta-feira (24/07), através do site www.salveasflorestas.org.br/mobilização2015
Confira o mapa de atividades cadastradas e participe! As florestas precisam de nossa ajuda.
in EcoDebate, 24/07/2015

Nenhum comentário: