Powered By Blogger

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Resenha: Revitalização de Pequenas Bacias Hidrográficas (eBook Kindle)


Revitalização de Pequenas Bacias Hidrográficas
(Disponível na Amazon, em formato digital, eBook Kindle)
O livro trata bacia hidrográfica como “fábrica natural de água”. Ela recebe volumes de chuva como matéria-prima, processa, devolve parte à atmosfera por evapotranspiração, importante para manter o ciclo hidrológico, armazena outra parte em aquíferos e libera volumes também para os córregos. Se a fábrica opera direito, sabendo que o fornecimento de matéria-prima é concentrado nos períodos chuvosos, ela guarda boa parte dos volumes recebidos em aquíferos para abastecer nascentes e córregos, mesmo nos períodos de estiagens.
Por que revitalizar essa fábrica? Porque com o aumento da ocupação humana as superfícies das bacias hidrográficas passaram a não ter bons comportamentos hidrológicos; passaram a não processar adequadamente os volumes de água recebidos pelas chuvas. Como resultante, temos visto o aumento de cheias e inundações e escassez de água nas épocas de estiagens para atendimento das necessidades de consumo.
E quais são as principais fontes de água capazes de atender as demandas de consumo ao longo de todo o ano, na maioria das regiões brasileiras? São os aquíferos ou lençóis subterrâneos, quer por meio de poços rasos ou profundos, quer pelas nascentes e os respectivos córregos formados. Salvar aquíferos, nascentes e córregos é, portanto, a tarefa de quem quer garantir abastecimento de água ao longo dos anos.
Por que adotar pequenas bacias e concentrar atenção em córregos e não em rios? Porque as grandes bacias hidrográficas são formadas pelo ajuntamento de pequenas e os rios pelo ajuntamento de córregos. E nada mais próprio e eficiente do que tratar os problemas em suas origens e em unidades menores, facilitando análises mais detalhadas dos ecossistemas hidrológicos envolvidos.
Depois de tratar dos fundamentos hidrológicos com cuidado e com linguagem simples, o livro mostra como escolher e dimensionar estruturas de conservação para fazer com que a pequena bacia possa ter comportamento eficiente para suprir demandas de água para usos diversos. A falta dos fundamentos hidrológicos está na raiz do fracasso de muitos projetos já implantados em bacias hidrográficas brasileiras.
Detalhes:
Amazon
https://www.amazon.com.br/Revitaliza%C3%A7%C3%A3o-Pequenas-Bacias-Hidrogr%C3%A1ficas-aqu%C3%ADferos-ebook/dp/B07X7PN4VH
Formato: eBook Kindle
Tamanho do arquivo: 7133 KB
Vendido por: Amazon Servicos de Varejo do Brasil Ltda
Idioma: Português
ASIN: B07X7PN4VH

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 13/09/2019
Resenha: Revitalização de Pequenas Bacias Hidrográficas (eBook Kindle), in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 13/09/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/09/13/resenha-revitalizacao-de-pequenas-bacias-hidrograficas-ebook-kindle/.

Nenhum comentário: