Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Perigos para as florestas de Bornéu, das mais biodiversas e ameaçadas do planeta


Caros colegas,
Apesar das promessas de reduzir pela metade o desmatamento, as taxas globais de perda de florestas aumentaram 43% nos últimos anos.
O que é especialmente alarmante é o rápido desaparecimento de áreas selvagens sobreviventes e florestas intactas. Por que estamos fragmentando a Terra tão rapidamente?
A maior ameaça direta: uma explosão de nova infraestrutura e as dramáticas mudanças que muitas vezes traz – uma caixa de perturbação ambiental de Pandora.
Este enorme tsunami de novas estradas, ferrovias, represas, minas e outros projetos de alto risco está fatiando e cortando a Terra. E os riscos não são apenas ambientais, mas também econômicos, sociais, políticos e de reputação.
O documento em anexo mostra como os planos ambiciosos de expansão de estradas em Sabah, na Malásia, ameaçam dramaticamente as florestas remanescentes lá – uma das regiões mais biodiversas e ambientalmente críticas do mundo.
Os muitos projetos de estradas planejados em Sabah, se concluídos, cortarão a cabeça do “Coração de Bornéu” – uma iniciativa de conservação transnacional projetada para manter a conectividade ecológica e a intacta floresta nesta grande ilha tropical.

Um elefante de Bornéu no rio Kinabatangan, no centro de Sabah. Imagem de John C. Cannon / Mongabay
Um elefante de Bornéu no rio Kinabatangan, no centro de Sabah. Imagem de John C. Cannon / Mongabay

No artigo, indicado abaixo, usamos análises espaciais robustas para identificar os projetos mais arriscados e recomendar estratégias para diminuir seus impactos.
Saudações a todos(as),
Bill
Referência:
S. Sloan, M.J. Campbell, M. Alamgir, A.M. Lechner, J. Engert, and W. F. Laurance. 2019. Transnational conservation and infrastructure development in the Heart of Borneo. PLoS ONE 14: e0221947. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0221947

William F. Laurance, PhD, FAA, FAAAS, FRSQ
Distinguished Research Professor
Australian Laureate & Prince Bernhard Chair in International Nature Conservation (Emeritus)
Director of the Centre for Tropical Environmental and Sustainability Science (TESS)
Director of ALERT (ALERT-conservation.org)
College of Science and Engineering
James Cook University
Cairns, Queensland 4878, Australia

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 26/09/2019
Perigos para as florestas de Bornéu, das mais biodiversas e ameaçadas do planeta, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 26/09/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/09/26/perigos-para-as-florestas-de-borneu-das-mais-biodiversas-e-ameacadas-do-planeta/.

Nenhum comentário: