Powered By Blogger

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

NASA mapeia monóxido de carbono associado a incêndios na região amazônica do Brasil


NASA mapeia monóxido de carbono dos incêndios no Brasil
Esta série cronológica mostra o monóxido de carbono associado a incêndios na região amazônica no Brasil de 8 a 22 de agosto de 2019. Feitas com dados coletados pelo Atmosférico Infravermelho (AIRS) no satélite Aqua da NASA, as imagens mapeiam o monóxido de carbono a aproximadamente 18.000 pés (5.500 metros) de altitude. Cada “dia” da série é feito calculando a média de três dias de medições.Créditos: NASA / JPL-Caltech

Por Tony Greicius, NASA / JPL-Caltech*
Novos dados do instrumento Atmosphere Infrared Sounder (AIRS) da NASA, a bordo do satélite Aqua, mostram, na alta atmosfera, o movimento de monóxido de carbono associado a incêndios na região amazônica do Brasil.
Esta série cronológica mapeia o monóxido de carbono a uma altitude de 5.500 metros de 18 a 22 de agosto de 2019. À medida que a série avança, a pluma de monóxido de carbono cresce na região noroeste da Amazônia e depois se move em uma pluma mais concentrada em direção ao sudeste parte do país.
Cada “dia” da série é feito calculando a média de três dias de medições, uma técnica usada para eliminar as lacunas de dados. Verde indica concentrações de monóxido de carbono em aproximadamente 100 partes por bilhão em volume (ppbv); amarelo, a cerca de 120 ppbv; e vermelho escuro, com cerca de 160 ppbv. Os valores locais podem ser significativamente mais altos.
Poluente que pode viajar grandes distâncias, o monóxido de carbono pode persistir na atmosfera por cerca de um mês. Na alta altitude mapeada nessas imagens, o gás tem pouco efeito no ar que respiramos; no entanto, ventos fortes podem carregá-lo para baixo, onde podem afetar significativamente a qualidade do ar. O monóxido de carbono desempenha um papel na poluição do ar e nas mudanças climáticas.
O AIRS, em conjunto com a Advanced Microwave Sounding Unit (AMSU), detecta radiação infravermelha e de microondas da Terra para fornecer uma visão tridimensional do tempo e do clima da Terra. Com mais de 2.000 canais detectando diferentes regiões da atmosfera, os instrumentos criam um mapa tridimensional global de temperatura e umidade atmosférica, quantidades e alturas de nuvens, concentrações de gases de efeito estufa e muitos outros fenômenos atmosféricos.
Os instrumentos AIRS e AMSU são gerenciados pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, Califórnia, sob contrato com a NASA. JPL é uma divisão da Caltech.
Mais informações sobre o AIRS podem ser encontradas em: https://airs.jpl.nasa.gov

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 05/09/2019
NASA mapeia monóxido de carbono associado a incêndios na região amazônica do Brasil, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 5/09/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/09/05/nasa-mapeia-monoxido-de-carbono-associado-a-incendios-na-regiao-amazonica-do-brasil/.


Nenhum comentário: