Powered By Blogger

domingo, 26 de abril de 2015

Fogo consume, novamente, o Banhado 2

O Banhado 25, localizado as margens da BR 392, próximo a localidade de Domingos Petrolini, no município de Rio Grande-RS, novamente, foi parcialmente consumido por um incêndio, na quinta-feira passada (23.04.15).
Pelo inicio da tarde, uma equipe da empresa concessionaria que arrecada com o pedágio na rodovia pública federal esteve no local. Contudo, não foi verificada nenhuma providencia para combater o incêndio e nem a presença do corpo de bombeiros, visto que, no final da tarde o incêndio havia aumentando, conforme fotos.
Não é raro que os banhados da região, como o Banhado 25, abrigos de uma significativa variedade de vida, sejam consumidos pelo fogo sem devido combate por parte dos órgãos competentes.
Caberia a concessionaria em questão investir em ações preventivas, como placas indicativas da existência dos banhados, sua relevância ecológica e o vulnerabilidade ao fogo, o que, apesar da oportunidade criada pelo recente e polemico licenciamento ambiental da obra de duplicação da rodovia pública, o mesmo não ocorreu.
Por outro lado, o CEA proporá ao Conselho de Defesa de Meio Ambiente de Rio Grande (COMDEMA), que apure as responsabilidade pelos danos ambientais causados pelo incêndio e que seja avaliada a possibilidade de transformar a referida zona úmida em uma unidade de conservação municipal, visto que grande parte da área já é pública e pertence ao estado do RS, pois se encontra no interior da quase abandonada Estação Experimental de Horticultura da Fepagro Sul, a qual já sediou diversas atividades do Programa Mar de Dentro, no inicio da década de 2000, como tratativas para uma política ambiental voltada para a proteção das orquídeas da região e geração de renda ao pequenos agricultores.
***************************
FONTE : Centro de Estudos Ambientais.

Nenhum comentário: