Powered By Blogger

domingo, 26 de abril de 2015

Férias com animais tornam-se tendência na Europa


(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
Um estudo europeu divulgado esta semana revela que mais de metade dos tutores de cães (54%) leva os animais de férias e um quarto dos tutores de gatos (26%) faz o mesmo. Os portugueses estão entre os que mais se preocupam em escolher um destino de férias para onde possam levar animais.
O estudo, divulgado pelo site de alojamentos HomeAway, demonstra que passar férias com os animais é uma tendência em crescimento: 1 em cada 4 tutores de cães e gatos (26%) na Europa, escolhe o local de férias na condição de poder levar os animais.
O inquérito foi realizado a 3.002 tutores de animais na Alemanha, Espanha, França, Itália, Portugal e Reino Unido revelou 1 em cada 5 inquiridos defende que é hoje mais fácil que nunca fazer férias com os animais. Boas notícias para 42% dos inquiridos que consideram os animais, parte integrante da família.
De acordo com o estudo, os portugueses são os que mais consideram os animais como parte da família (59%), seguidos de perto pelos espanhóis (56%).
Além disso, 37% dos portugueses, tutores de animais refere que escolhe o destino de férias com base no facto de poder ou não levar os animais consigo. A reduzida oferta de alojamentos que autorizem a permanência de animais, é vista pelos tutores de animais portugueses (61%) como o maior impedimento para umas férias completas, com “toda a família” reunida.
O estudo enumera alguns obstáculos para quem decide levar os animais de férias. Encontrar alojamentos que aceitem animais é a principal barreira para quase metade dos tutores de cães e gatos (48%).
Questões logísticas como período de quarentena (33%) para quem viaja para fora e custos proibitivos das viagens com animais (25%) são outras duas das razões mais referidas.
O estudo revela que em toda a Europa, o principal motivo para levar os animais nas férias, é o sentimento de culpa em deixá-los para trás, particularmente entre os tutores de cães.
Jovens e idosos são os que mais se preocupam
17% dos tutores europeus diz que não pode disfrutar das férias sem levar o seu animal, enquanto o grupo etário dos 18 aos 24 é o que sente mais culpa em deixar os animais para trás (37%). Este grupo é ainda o que tem maior probabilidade de cancelar uma viagem de férias se não puder levar o animal.
Esta tendência também se observa junto dos seniores já que 22% dos inquiridos com mais de 65 anos afirmam que não conseguem aproveitar uma viagem em pleno sem o seu animal.
O estudo também revela que os cães são os “turistas” mais frequentes entre os animais, uma vez que mais de metade dos tutores (54%) já levou o seu amigo canino de férias anteriormente. Em média, mais de um quarto (26%) dos tutores de gatos leva os animais, mas os felinos franceses são os que viajam mais, com aproximadamente um terço (29%) dos franceses a referir que já levou os seus gatos nas férias.
De acordo com a investigação, os três atributos mais importantes para um ambiente adequado para acolher animais durante as férias: um jardim vedado, grandes espaços abertos e o fácil acesso a espaços verdes.

Nenhum comentário: