Powered By Blogger

sexta-feira, 23 de março de 2012

Para cada quilo de carne, são necessários 15 mil litros de água, diz FAO



São necessários 1.500 litros de água para gerar um quilo de grãos e dez vezes essa quantidade para produzir um quilo de carne, afirma a FAO, por ocasião das comemorações do Dia Mundial da Água.
Este ano, o tema Água e segurança alimentar reforça a importância da água para a produção alimentar”. Segundo a FAO, para produzir alimentos suficientes para satisfazer as necessidades diárias de uma pessoa são necessários cerca de 3 mil litros de água. A população mundial, hoje em torno de 7 bilhões, deverá chegar a 9 bilhões até 2050.
“Se quisermos alimentar esta crescente população, é fundamental produzir mais alimentos utilizando menos água, reduzir perdas e desperdício e ter uma alimentação mais sustentável”, afirma Alan Bojanic, representante regional da FAO para América Latina e Caribe.
A agricultura utiliza 70% de toda a água disponível, comparado a 20% para a indústria e 10% para uso doméstico. “A água doce é um recurso renovável mas é finito. A população mundial cresce a cada ano e será cada vez mais difícil satisfazer as necessidades de todos se não melhorarmos a eficiência de sua utilização”, explica Bojanic.
Uma região rica em água
A América Latina é uma região rica em recursos hídricos: recebe quase 30% da precipitação mundial e possui uma quantidade de água por habitante muito acima da média do planeta: 28 mil metros cubicos por habitante ao ano.
A distribuição da água na região, no entanto, é muito desigual e sua disponibilidade está sujeita a grandes pressões.
Mudanças climáticas e escassez exigem uso inteligente
A crescente escassez de água em alguma regiões exige uma melhora da eficiência de seu uso para a produção de alimentos, por meio da implementação de técnicas para melhorar a irrigação e manter a umidade dos solos, a retenção e o armazenamento da água.
Com as mudanças climáticas, é necessária uma agricultura “de clima inteligente”, que incremente de modo sustentável a produtividade por meio da adoção de práticas de adaptação e uma melhor gestão dos riscos ambientais na produção de alimentos e na identificação e redução da vulnerabilidade a eventos extremos.
O número crescente de inundações e secas exigem maior atenção sobre a gestão das bacias hidrográficas, devido aos efeitos que os eventos climáticos podem ter sobre a segurança alimentar, levando a escassez de alimentos.

***********************************

FONTE : FAO
EcoDebate, 23/03/2012

Nenhum comentário: